Vila Áurea (Guarujá)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Vila Áurea é um bairro que está situado na zona Norte/Sul do município brasileiro de Guarujá, estado de São Paulo. Inscrito no distrito de Vicente de Carvalho, faz divisa com os bairros Jardim Boa Esperança, Jardim Monteiro da Cruz, Paecará e Parque Estuário, através do Rio Acaraú, e Jardim Progresso, através da Avenida Áurea Gonzalez Conde. Suas coordenadas são latitude Sul 23º 56' 46" e longitude Oeste 46º 16' 54".

O bairro foi criado em 1972, a partir do requerimento de loteamento junto à Prefeitura Municipal de Guarujá, de uma área de propriedade de Dr. Luciano Castro Gonzalez (médico) e sua mulher Laura Vallejo Castro (do lar), da família da Senhora Áurea González Conde, cidadã nascida na Espanha, em 1889, falecida em 25 de junho de 1966. Toda a área era dedicada ao cultivo de banana mas, com a crise no comércio de bananas, parte da área foi loteada e vendida dando origem ao bairro.

Esse requerimento gerou o processo nº 2747/14.494/72, que culminou com a expedição do Alvará nº 474/72, em 16 de outubro de 1972, data essa que pode ser considerada a data oficial da fundação da Vila Áurea. A família Conde, grande proprietária de terras principalmente voltadas na plantação de bananas e de grande influência no litoral paulista no passado recente, possuiu durante muito tempo um palacete entre as Avenidas Ana Costa e Galeão Carvalhal, no bairro do Gonzaga, em Santos.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.