Vila Clementino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vila Clementino
Vila Clementino.jpg
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Dia Oficial: 1º domingo de setembro
Fundação: 7 de Setembro de 1958 (56 anos)
Estilo arquitetônico
inicial:
Brutalista
Estilo arquitetônico
predominante:
Pós-moderno
Distrito: Vila Mariana
Subprefeitura: Vila Mariana
Região Administrativa: Centro-Sul

Vila Clementino é um bairro de classe média e classe média alta localizado na zona sul da cidade de São Paulo, próximo ao Parque do Ibirapuera. Pertence ao distrito de Vila Mariana e é vizinho dos bairros de Moema, Vila Mariana, Ipiranga, Jardim da Saúde, Saúde e Mirandópolis. É delimitado pela Rua Domingos de Morais, Rua Sena Madureira, Avenida Ibirapuera, Avenida Indianópolis, Rua Ascendido Reis, Avenida Rubem Berta e Rua Luís Goes.

Bairro inicialmente residencial, teve grande crescimento nos últimos 20 anos devido a um aumento no número de imóveis à venda e à diversificação dos serviços. O bairro possui também importantes centros hospitalares (Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital São Paulo, Hospital Edmundo Vasconcelos, Hospital Paulista, Instituto do Sono e Hospital do Rim e Hipertensão) e associações (Fundação Dorina Nowill, APAE, AACD, Cruz Verde, GRAAC, Amparo Maternal entre outras). A expansão da linha 5 do Metrô de São Paulo trará ao bairro a futura estação Vila Clementino. Também localiza-se no bairro a maior parte das dependências da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Cinemateca Brasileira, o tradicional colégio Liceu Pasteur, colégio Arquideocesano, colégio Nossa Senhora do Rosário, o Teatro Municipal João Caetano e o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa e Clube Escola Ibirapuera, da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Principais e mais conhecidas ruas do bairro: Sena Madureira, Pedro de Toledo, Borges Lagoa, Diogo de Faria, Leandro Dupret, Dr. Bacelar, Loefgreen, Napoleão de Barros, 3 de Maio, Botucatu, dos Otonis, Onze de Junho e Altino Arantes.



Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.