Vila Dianteira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vila Dianteira
Distrito VIS.png Viseu
Concelho SCD1.png Santa Comba Dão
Freguesia Brasaosja.gif São João de Areias
Área km²
População hab. ([[]])
Orago São Silvestre
Aldeias de Portugal Flag of Portugal.svg

Vila Dianteira é uma aldeia portuguesa da freguesia de São João de Areias, concelho de Santa Comba Dão, distrito de Viseu.

É tradição, entre os naturais de Vila Dianteira, escrever Vila Deanteira. O padroeiro é São Silvestre.

Origem[editar | editar código-fonte]

A aldeia de Vila Dianteira teve uma origem remota, como provam os vestígios arqueológicos encontrados nesta área: penedo de culto, materiais de construção e cerâmica romana, e, ainda sepulturas escavadas na rocha.

No entanto o primeiro documento escrito em que é mencionado o nome de Vila Dianteira data de 1258 - Inquirições de D. Afonso III.

Património[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos séculos e na medida das suas possibilidades, a gente desta terra foi construindo um património considerável e que urge preservar - Capela de S. Silvestre (séc. XVIII), casa de D. Georgina Loureiro (casa dos antigos capitães-mores de S. João de Areias - séc. XVII a XIX), casa do Dr. José da Silva Carvalho (séc. XVII e seguintes) e casa de Dona Margarida de Sousa (família do Dr. Francisco José de Miranda Duarte - séc. XVIII).

Figuras[editar | editar código-fonte]

Entre os seus filhos sobressai José da Silva Carvalho (1782-1856), obreiro da Revolução de 1820 e ministro de D. João VI, de D. Pedro IV e de D. Maria II.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]