Vila Formosa (distrito de São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Distrito paulistano de
Vila Formosa
Área 7,4 km²
População (58°) 89.927 hab. (2010)
Densidade 126,82 hab/ha
Renda média R$ 1.555,40
IDH 0,884 - elevado (34°)
Subprefeitura Aricanduva
Região Administrativa Sudeste
Área Geográfica 4
Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg

Vila Formosa é um distrito da cidade de São Paulo, localizado na região Sudeste e pertencente à Subprefeitura de Aricanduva.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1923, a Vila Formosa antes deste ano era parte integrante do Tatuapé, a família Casa Grande era proprietária de praticamente toda a região que depois passou a pertencer aos irmãos Jacob, de origem libanesa. Foi Miguel Jacob que já em 1920 dava o nome de Formosa a esta faixa da capital, inspirado na antiga denominação da cidade litorânea de Ilha Bela.[1]

Formação[editar | editar código-fonte]

Foi planejado para ter uma urbanização de alto padrão por uma instituição privada, ao moldes de outros bairros de sucesso na capital paulista, mas a instalação de um aterro sanitário; que mais tarde viria a se tornar o bairro Jardim Anália Franco; retardou este processo.

Atualmente é uma das regiões mais arborizadas da cidade, contando com mais de cem praças.[2] com uma população de classe média, tendendo mais à classe média alta nas proximidades do Tatuapé e à classe média baixa nas proximidades de Sapopemba. Foi no passado um importante núcleo industrial paulistano, sendo que alguns dos galpões desativados deram lugar a núcleos residenciais de alto padrão.

Apresenta o antigo CERET - atual Parque Anália Franco; é um dos maiores parques da cidade com aproximadamente 286.000 m². popularmente e historicamente o Cemitério de Vila Formosa também está no distrito, porém de acordo com a nova divisão de distritos da cidade de São Paulo, estabelecida em 1992, o mesmo encontra-se em toda a sua extensão no distrito vizinho do Carrão. É o maior cemitério da América Latina, com cerca de 780 mil metros quadrados.[3]

Evolução demográfica do distrito de Vila Formosa [4]

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Hoje a Vila Formosa é um dos principais distritos com uma valorização extremamente positiva na cidade de São Paulo.[5] [6] . Possui um shopping center que é o ícone comercial do distrito, o Shopping Anália Franco; é o oitavo maior Shopping do Brasil em área construída.[7] ; e também um dos maiores da capital paulista.

O perfil do distrito é de caráter misto, ou seja, residencial e comercial. Possui casas baixo, médio e alto padrão, sendo o mais constante, o médio-padrão. A verticalização é composta por edifícios médio e alto padrão e está presente nos bairros Jardim Anália Franco, Vila Antonina, Jardim Têxtil e Vila Formosa.

Bairros[editar | editar código-fonte]

Vila Formosa está dividida em dezesseis bairros.[8]

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Transporte[editar | editar código-fonte]

Não possui nenhuma estação de metrô. Localiza-se há exatos 4 km de distância da Praça Doutor Sampaio Vidal, (uma importante referência no distrito), a Estação Carrão do distrito vizinho, Tatuapé.


Gnome globe current event.svg
Este artigo ou secção contém informações sobre uma construção futura.
É provável que contenha informações de natureza especulativa, e seu conteúdo pode mudar drasticamente.
Tower crane colorize.png

Há projetos para a implantação de estações do Metrô de São Paulo no distrito, com duas estações: Estação Anália Franco e Estação Vila Formosa, resultado do projeto de prolongação da Linha 2 - Verde.

Por outro lado, o distrito é amplamente atendido por linhas de ônibus da SPTrans, em quase toda a sua extensão. são encontradas com mais frequência na Avenida Regente Feijó, Avenida Doutor Eduardo Cotching e Avenida João XVIII. Destinos comuns das linhas do distrito são estações como Tatuapé, Belém e Carrão.

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Vila Formosa (distrito de São Paulo)


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.