Vila Gomes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Vila Gomes
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Distrito: Butantã
Subprefeitura: Butantã
Região Administrativa: Oeste

Vila Gomes é um bairro de São Paulo pertencente ao distrito do Butantã.[1]

Localização[editar | editar código-fonte]

Situado próximo ao portão 3 da USP é um dos bairros mais antigos da zona Oeste, possuindo uma urbanização herdada de seus bairros vizinhos, Jardim Bonfiglioli, Vila Universitária e INOCOOP.

Isto torna a Vila Gomes próxima ao Jardim Bonfiglioli bem arborizada, próxima a Vila Universitária frequentada por Universitários da USP e próxima ao INOCOOP frequentada jovens e idosos da praça Elis Regina onde jogam cartas, Xadrez e Dominó, promovem eventos culturais.

Os moradores do Bairro são antigos, em sua maioria idosos que moram entre 40-45 anos no bairro. Comprar um imóvel em uma destas áreas dos moradores antigos é muito dificil, os imóveis são postos a venda apenas em casos extremos de falecimento onde os filhos querem dividir a herança. O bairro situa-se em uma das regiões mais altas do distrito do Butantã fornecendo em certas áreas uma vista magnifica de toda a zona Oeste. A alta procura por imóveis na região esgotou todas as oportunidades de terrenos ou casebres a preços baixos e somente casas permanentes de alvenaria permanecem no local. Dentre os Bairros do Butantã é um dos que menos sofrem com ocupação ilegal (favelas) nas proximidades, uma vez que conforme dito todos os terrenos estão ocupados. Possui a Leste a Praça Elis Regina, a Oeste a Praça Comendador Jardim Bonfiglioli e ao Norte o Portão 3 da USP.

Comércio[editar | editar código-fonte]

Todas as sextas-feiras são organizadas barracas na Rua Pereira do Lago (Ao lado da EMEI Emir Macedo Nogueira), próxima á Praça Elis Regina. A algum tempo atrás havia uma feira de domingo no bloco da Elis Regina adjacente á Corifeu de Azevedo Marques. Na praça Elis Regina é possível contar com Lan House, Posto de Gasolina, Bares e alguns outros.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Atendida pela linha Vila Gomes - Vila Sônia (8018-10) e antigamente pela linha Jd. Miriam - Vila Gomes, não se pode dizer que o bairro está mal servido em transportes, embora a capacidade atual não seja a mais adequada.

Educação/Moradia[editar | editar código-fonte]

A área conta com a EMEI Emir Macedo Nogueira como escola pública de 1º a 3º Ano e a EMEF Desembargador Amorim Lima (Que chegou foi modelo de uma experiência educional a pouco tempo). Além de toda a graduação Infantil e Fundamental pública, há também o Colégio Porto União, particular, sediado na Rua Coronel Camisão, já está no bairro há pelo menos 30 anos.[2]

Quanto a Moradia, é possível alugar um bom apartamento no INOCOP. Depois da interdição de algumas ruas, o bairro ficou tranquilo e não tem mais do que 10 casas comerciais, sendo basicamente uma zona R1, apenas residencial, ou R2, nos Blocos. Perto do INOCOP (Que fica do lado da Vila Gomes), mas do outro lado, fica a E.E. Prof. Keizo Ishihara, estadual

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.