Vila Jaiara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vila Jaiara (Anápolis)
Jaiara
—  Bairro do Brasil  —
Distritos
População
 - Total 27,000
Energia elétrica (%) 100
Água encanada (%) 100
Coleta de lixo (%) 100
Fonte: Não disponível

A Vila Jaiara é um bairro da cidade de Anápolis, no estado de Goiás, Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

A vila foi planejada em 1946 e fundada em 1948 a partir do espírito empreendedor do engenheiro agronômo Luiz Caiado de Godoy. O nome do bairro se deve a junção dos nomes de dois dos filhos de Luiz de Godoy - Jairo e Yara - formando então, Jaiara. Na Vila foi fundada também, a primeira fábrica de tecidos do estado de Goiás, denominada "Cia. Goiana de Fiação e Tecelagem de Algodão" inaugurada em 21 de julho de 1951, que era de propriedade da Família Pina. Abrigou também a Rádio Carajá de Anápolis Ltda, fundada pela família Simonetti e a segunda do estado de Goiás.

Características[editar | editar código-fonte]

Possui muitos pontos comerciais e muitas residências, características que fazem muitos considerarem a Vila como outra cidade dentro de Anápolis. A principal avenida é a Avenida Fernando Costa, via importante não só para o bairro mas para toda a cidade.

Grande Jaiara[editar | editar código-fonte]

Atualmente é o maior bairro da cidade de Anápolis. No entorno da Vila Jaiara existem aproximadamente vinte bairros, que surgiram por causa da Vila Jaiara, surgindo então, a expressão "Grande Jaiara", que hoje tem aproximadamente 100 mil habitantes.


Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.