Vila Leopoldina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Distrito paulistano da
Vila Leopoldina
Área 7,2 km²
População (88°) 30.188 hab. (2010)
Densidade 41,93 hab/ha
Renda média R$ 2.737,79
IDH 0,907 - muito elevado (23°)
Subprefeitura Lapa
Região Administrativa Oeste
Área Geográfica Centro Expandido
Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Vista panorâmica do distrito ao fundo do Parque Villa Lobos

Vila Leopoldina é um bairro situado na subprefeitura da Lapa, região oeste da cidade brasileira de São Paulo, com grande ascensão imobiliária a região está ficando cada vez mais nobre e valorizada com grandes condomínios residenciais de luxo, o bairro abriga o CEAGESP, grande entreposto hortifrutigranjeiro que existe na cidade de São Paulo. É o único distrito do Centro Expandido a fazer divisa com outro município.

Originou-se como uma extensão da Lapa e tinha, no início, características de região popular. Atualmente tem-se consolidado como uma região de apartamentos de população de classe média. O distrito é servido pelos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos através das linhas 8 - Diamante e 9 - Esmeralda, nas estações: Imperatriz Leopoldina e Domingos de Moraes na linha 8 e Ceasa na linha 9.

Uma operação urbana coordenada pela Prefeitura de São Paulo está promovendo um processo de verticalização e adensamento do distrito, originalmente ocupado por galpões industriais, no intuito de ocupar a região e reduzir a degradação urbana. O bairro tem experimentado um acelerado processo de expansão imobiliária, com a construção de novos e modernos edifícios de apartamentos. Como consequência desse processo, a região no entorno da rua Carlos Weber vem sendo chamada de "nova Moema", região que sofreu processo semelhante na década de 1970.

Distritos limítrofes[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.