Vila Nova (Nova Iguaçu)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Vila Nova é um bairro de Nova Iguaçu.[1]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Faz divisa com o município de Mesquita através da Avenida Carlos Marques Rollo que é um dos maiores polos automotivos de Nova Iguaçu, sobretudo com as revendedoras de carros existentes na via.

Localizada na Rua José do Patrocínio está a Igreja do Sagrado Coração de Jesus. O bairro possui ainda alguns bares e restaurantes que atraem muito frequentadores como a pizzaria "Maktub" (Rua Emília Mathias), Churrascaria "Tenda do Churrasco na Pedra" e o "Bar do Gilson" (ambos na Rua José do Patrocínio), além do Bar do Davi.[2] A Praça do Cajueiros é a grande área de lazer do bairro, onde acontecem várias atividades esportivas, entre elas a Ginástica para a Melhor Idade.

Delimitação[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Decreto Municipal de Nova Iguaçu 6629 de 2003

003 - BAIRRO VILA NOVA - Começa no encontro da Estr. Dr. Plínio Casado com a BR116 – Rod. Presidente Dutra. O limite segue pelo eixo da BR116 – Rod. Presidente Dutra até a Divisa municipal com o Município de Mesquita - Lei n.º 3253, de 25 de setembro de 1999, segue por esta divisa (no sentido Sudoeste) até a Via Light, segue pelo eixo desta até a Rua Manoel da Silva Falcão (antiga Rua Capitão Sena), segue por esta (excluída) até a Rua José Venâncio de Souza, segue por esta (excluída) até a Rua Oscar Soares (trecho da antiga Estr. Dr. Plínio Casado), segue por esta (excluída) até a Estr. Dr. Plínio Casado, segue por esta (excluída) até o ponto inicial desta descrição.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1961, foi inaugurada a estação ferroviária de Vila Nova, que posteriormente teve seu nome alterado para "Presidente Juscelino"[3] Após a mudança de nome, a área mais próxima da estação recebeu o nome de Juscelino, separando-se do restante do bairro.

Em 1998, Juscelino e Vila Nova estavam entre os bairros intgrantes da URG I Centro.[4] Com a separação de Mesquita em 1999, Juscelino passou a fazer parte do novo município, enquanto Vila Nova permaneceu em Nova Iguaçu.

Referências

  1. Prefeitura. bairros. Cópia arquivada em 19/junho/2012.
  2. Consultar CEP. Vila Nova, Nova Iguaçu - RJ. Visitado em 04/01/2013.
  3. Ralph Mennucci Giesbrecht (20.08.2009). Estação Presidente Juscelino (antiga Vila Nova). Visitado em 04.01.2013.
  4. Lei Municipal nº 2.952, de 17 de dezembro de 1998
Brasão de Nova Iguaçu.svg Este artigo é um esboço sobre a cidade de Nova Iguaçu. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.