Vila Sônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Distrito paulistano de
Vila Sônia
Área 9,9 km²
População (57°) 89.927 hab. (2010)
Densidade 90,84 hab/ha
Renda média R$ 2.554,87
IDH 0,895 - elevado (28°)
Subprefeitura Butantã
Região Administrativa Oeste
Área Geográfica 8 (Oeste)
Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
O Jardim Jaqueline é um bairro da zona oeste da cidade de São Paulo, Brasil. Forma parte do distrito da cidade conhecido como Vila Sônia.
Comunidade Do Jaqueline

Vila Sônia um distrito situado na zona oeste do município brasileiro de São Paulo. Será o ponto final da linha 4 (amarela) do metrô de São Paulo, ainda em obras, que integrará todas as demais linhas [1] .

O terreno da região pertencia ao médico Antonio Bueno e a Joaquim Manuel da Fonseca, sendo que o nome Vila Sônia foi dado em homenagem a uma das filhas de Antonio Bueno. É uma região relativamente nova na cidade de São Paulo, sendo que na década de 50 não possuía sequer energia elétrica ou água encanada. O desenvolvimento da região só iniciou-se realmente na década de 60.[2]

O distrito da Vila Sônia pertence à subprefeitura do Butantã, fazendo divisa com os distritos do Rio Pequeno, Butantã, Morumbi, Campo Limpo e Vila Andrade, além do município de Taboão da Serra. Nas últimas décadas tem presenciado um crescimento imobiliário muito grande, inicialmente próximo à divisa com o distrito do Morumbi, com empreendimentos para classes média e média-alta, algumas áreas mais populares como o Jardim Jaqueline, onde há um favela com o mesmo nome, e o Jardim Colombo. Outro forte contraste é no Portal do Morumbi, na divisa com o município do Taboão da Serra, onde há algumas favelas próximas ao Cemitério da Paz.

O distrito conta com dois shopping centers, ambos nas divisas com outros distritos: o Raposo Shopping na divisa com o distrito do Rio Pequeno e o Butantã Shopping na divisa com o distrito do Butantã.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Vila Sonia possui os seguintes bairros:[3]




Referências

  1. Emplasa - Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano
  2. PONCIANO, Levino. São Paulo: 450 bairros, 450 anos. Editora Senac São Paulo, 2004
  3. Subprefeitura do Butantã, Distritos e Bairros (em português)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.