Vila União (Fortaleza)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vila União
—  Bairro do Brasil  —
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro.
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro.
Distrito Parangaba
Município Fortaleza
Limites Norte: Parreão
Sul e Leste: Aeroporto
Oeste: Montese e Itaóca
Subprefeitura Secretaria Executiva Regional (SER) IV
Fonte: Não disponível

Vila União é um bairro da cidade de Fortaleza, capital do estado brasileiro do Ceará.1

Localização[editar | editar código-fonte]

Situado a cerca de 5 km do centro da capital, limita-se com os bairros do Montese e Fátima. Em referido bairro localiza-se a Lagoa do Opaia e o parque homônimo. Limita-se ao sul com o terreno do aeroporto de Fortaleza. É considerado um dos bairros mais centrais da cidade, sendo equivalente a distância para os limites de Fortaleza, razão pela qual é procurado para instalação da sede de empresas de transporte urbano e entregas.

História[editar | editar código-fonte]

O bairro Vila União foi fundado pela prefeitura de Fortaleza em 23 de agosto de 1940. Antes de ser chamado Vila União, no lugar era de propriedade da Sra. Maria de Conceição Jacinto, que em 1938 vendeu-as para o Dr. Manoel Sátiro, que logo tratou de lotear as terras. Vindo ela da cidade de União, hoje chamada jaguaruana, deu o nome do loteamento de Vila União. Antes a a localidade se chamava Barro Preto

Com o implantamento de um sistema de transporte urbano chamado VLT(veiculo leve sobre trilhos), a comunidade Lauro Vieira Chaves travou uma árdua batalha contra os poderosos da especulação imobiliária que junto com o governo cid gomes ameaçavam retirar várias familias de suas residências e jogar as pessoas para 14km de distância sem uma mínima estrutura , quebrando laços de família, união,dignidade, mais os moradores se uniram, foram a luta e conseguiram mudar o traçado do VLT, Diminuindo de 203 casas que seriam desapropriadas para apenas 60.

Referências