Vila Yolanda II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Vila Yolanda II, é um bairro brasileiro do distrito da Cidade Tiradentes na cidade de São Paulo.

Detalhe da Vila Yolanda II Visão para o Jd. Pérola



História[editar | editar código-fonte]

Fundada em meados de 1990, surgiu próximo aos antigos limites da cidade (Guaianases)

Detalhe da Vila Yolanda II Visão para o Sítio Conceição

autorizada por doações advindas de loteamento por Dom Angélico, Padre na Arquidiocese de São Miguel Paulista e também por ocupação prolongada, onde as famílias foram construindo e dividindo seus terrenos aos poucos. A área era cercada de vegetação da mata atlântica, algumas poucas nascentes de rios e animais silvestres. Hoje essa área verde ainda existe, porém mais explorada e com predominância de chácaras, voltadas para o município vizinho Ferraz de Vasconcelos.
É formada por conjuntos residenciais, dentre eles Dom Angélico e Vila dos Pereiras.
(assim conhecida pois umade suas primeiras famílias que ali começaram foi a família dos Pereiras. )Por muito tempo foi considerada invasão de território, pois apresentava características de favela.
Porém hoje, é considerada uma vila urbanizada e reconhecida como território pertencente a cidade de São Paulo, fruto de muito empenho dos moradores, que sempre buscaram o espaço e construíram o bairro durante os anos.

Obras[editar | editar código-fonte]

Dentro da região, desde 2007, vêm ocorrendo obras de revitalização urbana, canalização de córregos e implantação de infra-estrutura como as constantes reformas dos postos de sáude, mudança de prédio das principais escolas e pavimentação das ruas. A região ganhou alguns novos pontos de ônibus, calçadas e em breve, próximo dali, um centro cultural, estando ainda em obras, que de responsabilidade da Prefeitura Municipal de São Paulo e mesmo estando numa vila vizinha: Sítio Conceição, poderá atender a população da Vila Yolanda II.

Vias Arteriais e Divisas Municipais[editar | editar código-fonte]

A Vila Yolanda II, divide o município de São Paulo da cidade de Ferraz de Vasconcelos. Suas principais ruas são: Rua Inácio Monteiro; Estrada Manoel de Oliveira Ramos; Avenida do Paiol (atual Rua Coutinho Melo) e Maria Bogossian.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Atendem à Vila Yolanda II e região os seguintes itinerários:

Linhas Municipais
SPTrans
Ida
Volta
3026-10
Estação Guaianases CPTM
Vila Yolanda II
3768-10
Estação José Bonifácio
Vila Yolanda II
4017-10
Metalúrgicos
Vila Yolanda II
Linha Municipal Ferraz de Vasconcelos
Radial Transporte Coletivo
Ida
Volta
003
Hosp. Regional (Ferraz)
Cambiri (até V. Yolanda II)