Vila da Prata (Manaus)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vila da Prata
  Bairro do Brasil  
Localização
Vista do bairro no mapa urbano de Manaus.
Vista do bairro no mapa urbano de Manaus.
Vista do bairro no mapa urbano de Manaus.
Distrito Zona Oeste
Município Manaus
Características geográficas
Área total 66,13
População total 13 052[1] hab.
Densidade 16695,90[1] hab./km²
Outras informações
Domicílios 2.933[1]
Limites São Jorge, Compensa e Santo Antônio.

Vila da Prata é um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do estado do Amazonas. Localiza-se na Zona Oeste da cidade.[2] De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 11 041 habitantes em 2010.[3] Em 2017 sua população foi estimada em 13 052 habitantes.[1]

História e atualidade[editar | editar código-fonte]

Na década de 1970, a parte norte do bairro de São Jorge iniciava o processo de expansão com o advento da Zona Franca, então essas pessoas começaram a ocupar a faixa de terra denominada hoje Vila da Prata. Nesta época, a televisão chegava aos lares brasileiros com a exibição da novela Cavalo de Aço, com um enredo desenvolvido num lugarejo de nome Vila da Prata. Na realidade, durante vinte anos, a Vila da Prata não era nem vila e muito menos um bairro, mas foi acompanhando a evolução de seu vizinho, o São Jorge.

Com a construção dos primeiros barracos, surgiram também as primeiras ruas e becos. Ainda na década de 70, as velhas ruas de barro deram lugar para o asfalto e as antigas lamparinas e candeeiros substituídos pelos fios de alta tensão. Como conseqüência da construção de pontes e a pavimentação das ruas foram surgindo casas mais elaboradas, que hoje existem no bairro. Através de reivindicações à administração pública, o bairro começou um processo de urbanização que o levou a receber benefícios que não foram suficientes para atender toda a demanda. Moradores reclamam melhorias para o bairro, que segundo eles, apesar de ser próximo ao Centro, é muito esquecido pelo poder público.

O bairro até hoje se confunde com o São Jorge, sendo muitas vezes difícil saber aonde começa um e termina o outro, fazendo divisa com o Jardim dos Barés. Muitos pensam que Vila da Prata faz parte de São Jorge, mas não é verdade. A história de ambos se confunde quanto à época em que chegaram serviços elétricos, saneamento e água encanada, mas a Vila da Prata não é uma ramificação do São Jorge. Integra o bairro: a vila militar Marechal Dutra.

O bairro busca conquistas. Atualmente, Vila da Prata conta com uma pequena feira, que segundo moradores é precária, com uma quadra polivalente onde são realizados torneios desportivos e o festival folclórico do bairro, um Posto de Atendimento de Urgência, Associação de Moradores, Clube de Mães, a Escola Estadual Irmã Adonai Politi, a Escola Municipal Professor Joaquim Gonzaga Pinheiro, a Escola Muicipal Maria Madalena Correa, o Centro Educacional Sementinha do Saber e serviços essenciais como água encanada, luz elétrica e transporte coletivo, sendo atendido pelas linhas 102 e 118 da Via Verde.

Com relação ao comércio, o bairro possui um comércio pulverizado nas ruas principais, comportando alguns mercadinhos, drogarias, lojas, panificadoras, pizzarias, escolas municipais. A Vila da Prata dispõe de postos de saúde, porém não tem delegacia e nem mesmo uma agência dos Correios e lotéricas. O bairro que também tem como vizinho o bairro da Compensa, acompanha parte da Avenida Brasil e parte do Igarapé do Franco, que está sendo modificado com o processo de transformação promovida pelo Programa de saneamento do governo Estadual, que está retirando as famílias moradoras de palafitas nas margens do Igarapé do Franco. O que é um avanço na urbanização da cidade, basta saber se estas famílias vão ter condições de novas moradias.

Dados do bairro
  • População: 13 052 habitantes, com densidade demográfica de 16.695,90 hab./km².[1]

Localização[editar | editar código-fonte]

Localiza-se no centro da Zona Oeste de Manaus. Limita-se com os bairros de:

Transportes[editar | editar código-fonte]

Vila da Prata é servido pela empresa de ônibus Via Verde Transportes Coletivos, com a linha 102.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e «Mapa da área urbana da cidade de Manaus» (PDF). Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI). 2017. Consultado em 8 de fevereiro de 2020 
  2. «Descrição do perímetro dos Bairros - Delimitação dos bairros». Diário Oficial do município de Manaus. Consultado em 18 de novembro de 2014. Arquivado do [file:///C:/Users/Usuario/Downloads/dom2365cad1.pdf original] Verifique valor |url= (ajuda) (PDF) em 12 de agosto de 2013 
  3. IBGE - Censo 2010: Indicadores de Bairros - Região Norte