Vila de Cava

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Vila de Cava é um dos bairros em que se divide o município de Nova Iguaçu (Rio de Janeiro).[1] [2] O bairro foi em grande parte a fazenda Italobrasileiro, de propriedade da familia italiana Chamarelli, mais precisamente do casal de imigrantes Francesco Chamarelli e Anna Chamarelli.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Iguaçu Velho
Ruínas de Iguaçu Velho. Torre sineira da igreja de Nossa Senhora da Piedade e, ao fundo, cemitério de Nossa Senhora do Rosário de 1875 (foto de cerca de 1970)
Ruínas de Iguaçu Velho. Cemitério de Nossa Senhora do Rosário de 1875 e, ao fundo, à esquera, torre sineira da igreja de Nossa Senhora da Piedade (foto de cerca de 1970)
Ruínas de Iguaçu Velho. Entrada do cemitério de Nossa Senhora do Rosário de 1875 (foto de 2007)

Possui importantes sítios históricos da região da Baixada Fluminense como a fazenda São Bernardino e as ruínas da antiga vila e cidade de Nossa Senhora da Piedade do Iguaçu (torre sineira da igreja de Nossa Senhora da Piedade, cemitério Nossa Senhora do Rosário e porto de Iguaçu).

É um bairro de caráter essencialmente rural. Localiza-se próximo à Reserva Biológica Federal do Tinguá.

Delimitação[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Decreto Municipal de Nova Iguaçu 6629 de 2003

064 – BAIRRO VILA DE CAVA - Começa no encontro da Rua Magnólia com a Av. Muniz Barreto. O Limite segue pela Av. Muniz Barreto (incluída) até a Rua José de Anchieta, segue por esta (incluída) até a Rua Padre Roma, segue por esta (incluída) até a Rua Antônio Salema, segue por esta (incluída) até a Rua Vítor Hugo, segue por esta (incluída) até a Rua Alvares Gonçalves, segue por esta (incluída) até a Rua Bayron Dore de Almeida, segue por esta (incluída) até a Rua Cel. Alberto de Melo, segue por esta (incluída) até a Estr. Municipal, segue por esta (incluída) até a Rua Mota, segue por esta (incluída) até a Rua Heril, segue por esta (incluída) até a Rua João Manhães, segue por esta (incluída) até a Av. Santana, segue por esta (incluída), até a Rua 20 (vinte), segue por esta (incluída), até a Estr. Velha de Santana, segue por esta (incluída) a Rua Arinda, segue por esta (incluída) até o Canal Paiol, à montante até a Av. Central, segue por esta (excluída – no sentido Noroeste) até a Rua 13 (treze), segue por esta (excluída) até a Estr. Santa Perciliana, segue por esta (incluída) até a Rua das Marrecas, segue por esta (incluída) até a Rua Carlota, segue por esta (incluída) até a Rua Girassol, segue por esta (incluída) até a Rua Açussena, segue por esta (incluída) até a Rua Magnólia, segue por esta (incluída) até o ponto inicial.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Henrique Dornas, para o Cabuçu.com (21 de outubro de 2009). Bairros de Nova Iguaçu. Visitado em 02/12/2010.
  2. Prefeitura. Bairros 43 pp.. Cópia arquivada em 19/junho/2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Brasão de Nova Iguaçu.svg Este artigo é um esboço sobre a cidade de Nova Iguaçu. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.