Vila de Cava

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Vila de Cava é um dos bairros em que se divide o município de Nova Iguaçu (Rio de Janeiro).[1] [2] O bairro foi em grande parte a fazenda Italobrasileiro, de propriedade da familia italiana Chamarelli, mais precisamente do casal de imigrantes Francesco Chamarelli e Anna Chamarelli.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Iguaçu Velho


Ficheiro:Iguaçu Velho - Cemitério de N S do Rosário (1875) 2.jpg
Ruínas de Iguaçu Velho. Entrada do cemitério de Nossa Senhora do Rosário de 1875 (foto de 2007)

Possui importantes sítios históricos da região da Baixada Fluminense como a fazenda São Bernardino e as ruínas da antiga vila e cidade de Nossa Senhora da Piedade do Iguaçu (torre sineira da igreja de Nossa Senhora da Piedade, cemitério Nossa Senhora do Rosário e porto de Iguaçu).

É um bairro de caráter essencialmente rural. Localiza-se próximo à Reserva Biológica Federal do Tinguá.

Delimitação[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Decreto Municipal de Nova Iguaçu 6629 de 2003

064 – BAIRRO VILA DE CAVA - Começa no encontro da Rua Magnólia com a Av. Muniz Barreto. O Limite segue pela Av. Muniz Barreto (incluída) até a Rua José de Anchieta, segue por esta (incluída) até a Rua Padre Roma, segue por esta (incluída) até a Rua Antônio Salema, segue por esta (incluída) até a Rua Vítor Hugo, segue por esta (incluída) até a Rua Alvares Gonçalves, segue por esta (incluída) até a Rua Bayron Dore de Almeida, segue por esta (incluída) até a Rua Cel. Alberto de Melo, segue por esta (incluída) até a Estr. Municipal, segue por esta (incluída) até a Rua Mota, segue por esta (incluída) até a Rua Heril, segue por esta (incluída) até a Rua João Manhães, segue por esta (incluída) até a Av. Santana, segue por esta (incluída), até a Rua 20 (vinte), segue por esta (incluída), até a Estr. Velha de Santana, segue por esta (incluída) a Rua Arinda, segue por esta (incluída) até o Canal Paiol, à montante até a Av. Central, segue por esta (excluída – no sentido Noroeste) até a Rua 13 (treze), segue por esta (excluída) até a Estr. Santa Perciliana, segue por esta (incluída) até a Rua das Marrecas, segue por esta (incluída) até a Rua Carlota, segue por esta (incluída) até a Rua Girassol, segue por esta (incluída) até a Rua Açussena, segue por esta (incluída) até a Rua Magnólia, segue por esta (incluída) até o ponto inicial.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Henrique Dornas, para o Cabuçu.com (21 de outubro de 2009). Bairros de Nova Iguaçu. Visitado em 02/12/2010.
  2. Prefeitura. Bairros 43 pp.. Cópia arquivada em 19/junho/2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Brasão de Nova Iguaçu.svg Este artigo é um esboço sobre a cidade de Nova Iguaçu. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.