Villa Aldobrandini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista geral da Villa Aldobrandini.

A Villa Aldobrandini, também conhecida como Villa Belvedere, é um palácio italiano, sendo uma das mais importantes villas de Frascati, na Província de Roma, região do Lazio. Surge sobre num cume panorâmico que domina a entrada na pequena cidade, tendo uma história várias vezes secular, dividida entre três importantes famílias e o Papado. Foi construída por ordem do Cardeal Pietro Aldobrandini, sobrinho do Papa Clemente VIII, sobre um edifício pré-existente, de 1550, pertencente ao Monsenhor Alessandro Rufini.

Fachada da Villa Aldobrandini.

Os trabalhos de construção da villa duraram de 1598 a 1602, dirigidos pelo arquitecto Giacomo della Porta, tendo sido completados por volta de 1621 pelos arquitectos Carlo Maderno e Giovanni Fontana. De grande valor é o Teatro delle Acque (Teatro das Águas), de Carlo Maderno e Orazio Olivieri.

Monstro no jardim da Villa Aldobrandini.

o interior da villa existem afrescos de artistas barrocos e maneiristas como os irmãos Zuccari, Federico e Taddeo, Cavalier d'Arpino e Domenichino. O ingresso principal da villa, situado na praça principal de Frascati, é feito por uma entrada monumental exeutada pelo arquitecto C.F. Bizzaccheri no século XVIII. De particular interesse é a "Sala del Parnaso" (Sala do Parnaso).

A villa possui uma imponente fachada setecentista, além de outros elementos arquitectónicos de interesse, tais como a galeria com dupla ordem na fachada traseira, os vãos de escada espiralados, o grande exedra do Teatro das Águas e o magnífico parque. Atualmente a villa pertence a família Russo e Dornelles.

Outras villas com notáveis estruturas de jogos de água são a Villa d'Este, em Tivoli, e a Villa Torlonia em Frascati.

Ligação externa[editar | editar código-fonte]