Villa Chiericati

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imagem: Cidade de Vicenza e Villas de Palladio no Véneto A Villa Chiericati está incluída no sítio Cidade de Vicenza e Villas de Palladio no Véneto, Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg
Fachada da Villa Chiericati.

A Villa Chiericati é uma villa italiana do Véneto, situada em Vancimuglio, localidade do município de Grumolo delle Abbadesse, Província de Vicenza, projectada pelo arquitecto Andrea Palladio em 1550 e terminada postumamente em 1584.

A villa está classificado, desde 1996, como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, juntamente com as outras villas palladianas do Véneto.

História[editar | editar código-fonte]

Vista lateral da villa.

O patrono da villa foi Giovanni Chiericati, irmão de Girolamo Chiericati, para o qual, no mesmo período, Palladio realizou o Palazzo Chiericati em Vicenza. Com grande probabilidade, o projecto para a villa é contemporâneo ao do palácio e, portanto, deve remontar aos primeiros anos da década de 1550, embora em 1554 o estaleiro ainda não estivesse aberto.

Secção transversal da Villa Chiericati.

Em 1557, um ano antes da morte do mecenas, a villa estava incompleta na sua maior parte, tanto que no ano de 1564 estava coberta mas, no entanto, ainda lhe faltavam os áticos e as janelas, e não estava habitada.

A villa só foi acabada depois de adquirida por Ludovico Porto em 1574. Em 1584 (quatro anos após a morte do arquitecto), o novo proprietário contratou o arquitecto Domenico Groppino para completar a villa, o qual havia colaborado habitualmente com Palladio.

Detalhes arquitectónicos[editar | editar código-fonte]

Planta da Villa Chiericati.

A villa apresenta uma planta quadrada. Um pórtico projecta-se a partir da sua fachada principal.

A Villa Chiericati em Vancimuglio assinala uma etapa fundamental na evolução da linguagem palladiana porque era a primeira vez que o pronaos de um templo se incorporava no desenho duma villa.

As divisões principais estão construídas num piano nobile acima da meia-cave. O piso superior é de muito menor importância. O desenho da villa seria o protótipo de de obras palladianas posteriores, como a Villa Capra e a Villa Foscari.

Existe um certo debate que discute até que ponto Groppino, o arquitecto que assumiu o projecto em 1584, influenciou o desenho final do edifício. Alguns desenhos e esboços autografados, conservados em Londres, documentam o projecto original palladiano para a villa, sensivelmente modificado na fase executiva: substituiu-se o salão central com duas absides a favor dum simples espaço cúbico.

A mudança de programa levou à clausura duma janela termal posterior ainda visível no projecto. Num esboço de estudo acolhe-se, igualmente, uma primeira solução dum pronaos com colunas também dos lados, depois substituida pelo actual muro furado por um arco, garantia do fortalecimento da estrutura, segundo o exemplo antigo do Pórtico de Ottavia.

Parece que a execução foi pouco controlada por Palladio e, assim como este pórtico se deve indubitavelmente à sua mão, a posição das janelas são uma variação em relação ao conselho do próprio arquitecto em I Quattro Libri dell'Architettura, onde adverte contra a colocação de janelas próximo da esquina dum edifício por receio que debilitasse a estrutura, mostrando a villa, de facto, sinais de abatimento nas esquinas[1] .

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Villa Chiericati


Palácios e Villas de Andrea Palladio Andrea Palladio
Palácios: Basilica PalladianaCasa CogolloPalazzo AntoniniPalazzo Barbaran da PortoPalazzo del CapitaniatoPalazzo ChiericatiPalazzo CivenaPalazzo Dalla TorrePalazzo PojanaPalazzo Porto (Contrà Porti)Palazzo Porto (Piazza Castello)Palazzo PretorioPalazzo SchioPalazzo ThienePalazzo Thiene Bonin LongarePalazzo Valmarana
Villas: Villa AngaranoVilla ArnaldiVilla BadoerVilla BarbaroVilla CaldognoVilla CapraVilla ChiericatiVilla ContariniVilla CornaroVilla EmoVilla Forni CeratoVilla FoscariVilla Gazzotti GrimaniVilla GodiVilla PioveneVilla Pisani (Bagnolo di Lonigo)Villa Pisani (Montagnana)Villa PojanaVilla Porto (Molina di Malo)Villa Porto (Vivaro di Dueville)Villa RepetaVilla SaracenoVilla SeregoVilla Thiene (Quinto Vicentino)Villa Thiene (Cicogna)Villa Trissino (Cricoli)Villa Trissino (Meledo di Sarego)Villa Valmarana (Lisiera)Villa Valmarana (Vigardolo)Villa Zeno