Villa Piovene

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

{{#coordinates:

45.747392 |0 |0 |N |11.533366 |0 |0 |E |_type:landmark |primary |name= }}

Imagem: Cidade de Vicenza e Villas de Palladio no Véneto A Villa Piovene está incluída no sítio Cidade de Vicenza e Villas de Palladio no Véneto, Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg
Fachada da Villa Piovene.

A Villa Piovene é uma villa quinhentista italiana, situada em Lonedo di Lugo di Vicenza, Província de Vicenza, no Véneto. Põe-se a hipótese de ter sido alvo duma intervenção do arquitecto Andrea Palladio, cerca de 1539, com intervenções posteriores de Francesco Muttoni.

A villa está classificado, desde 1996, como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, juntamente com as outras villas palladianas do Véneto.

História[editar | editar código-fonte]

Planta da villa, desenhada por Ottavio Bertotti Scamozzi, 1778.

A Villa Piovene foi uma encomenda da aristocrática família Piovene, sendo construida por volta de 1539-1540 em competição com a imediatamente vizinha Villa Godi, a qual se ergue a poucas centenas de metros. Foi provada a existência de rivalidades entre as nobres famílias Piovene e Godi. O seu arquitecto foi Andrea Palladio. A villa foi a ambição de Battista Piovene e do seu filho Tommaso Piovene, sendo este último, possivelmente, o responsável pela encomenda da estrutura. A família Piovene parecia menos interessada em igualar o tamanho da Villa Godi que na escolha da oficina artesanal que levaria a cabo a obra, a de Giovanni di Giacomo da Polezza, de Pedemuro, que também era responsável pela execução da villa vizinh.

São mais as dúvidas que as certezas no que diz respeito à implicação de Palladio na realização desta villa. Em primeiro lugar, este edifício não foi incluido em I Quattro Libri dell'Architettura, obra que Palladio publicou em 1570, apesar de outras villas devidamente autografadas também terem sido excluidas, como a Villa Gazzotti Grimani ou a Villa Valmarana de Vigardolo. Mas são, sobretudo, as características do edifício o que desperta a maior perplexidade: a planimetria é pouco sofisticada, as janelas rompem a fachada sem qualquer ordem particualar e o pronaos insere-se com dureza no corpo do edifício.

Detalhes arquitectónicos[editar | editar código-fonte]

Vista em perspectiva, por Scamozzi, 1778.

Dos documentos existentes, deduz-se que a villa era originalmente mais pequena do que aparece actualmente. Seguramente, o edifício é fruto de, pelo menos, três campanhas de trabalho: os documentos certificam a presença duma casa senhorial, certamente mais pequena que a actual, realizada por volta de 1541, a qual foi ampliada num segundo momento com a inserção do pronaos, que mostra gravada a data 1587.

A loggia que se projecta no centro - seis colunas jónicas sustentam um frontão triangular - foi começado por Palladio por volta de 1570 e completada em 1587, sete anos depois da morte do arquitecto. Também se pode assumir que a ampliação da casa senhorial e os ritmos verticais de janelas tiveram lugar, na década de 1570, de acordo com os desejos de Palladio, embora não executados por ele.

Mais tarde, na primeira metade do século XVIII, o arquitecto Francesco Muttoni construiu as actuais barchesse (armazéns agrícolas) laterais, corrigiu o jardim e, provavelmente, realizou a escada com dupla rampa que conduz à loggia. A escadaria cenográfica que dá acesso à villa foi, no entanto, realizada alguns anos antes, com o belo portão de 1703.

Actualmente, a villa contempla-se contra o fundo pitoresco dum jardim, que foi criado no século XIX, situado na planície do rio Astico.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Wundram, Manfred (1993). Andrea Palladio 1508-1580, Architect between the Renaissance and Baroque. Colónia: Taschen. pp. pp. 20-21. ISBN 3-8228-0271-9.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Villa Piovene


Palácios e Villas de Andrea Palladio Andrea Palladio
Palácios: Basilica PalladianaCasa CogolloPalazzo AntoniniPalazzo Barbaran da PortoPalazzo del CapitaniatoPalazzo ChiericatiPalazzo CivenaPalazzo Dalla TorrePalazzo PojanaPalazzo Porto (Contrà Porti)Palazzo Porto (Piazza Castello)Palazzo PretorioPalazzo SchioPalazzo ThienePalazzo Thiene Bonin LongarePalazzo Valmarana
Villas: Villa AngaranoVilla ArnaldiVilla BadoerVilla BarbaroVilla CaldognoVilla CapraVilla ChiericatiVilla ContariniVilla CornaroVilla EmoVilla Forni CeratoVilla FoscariVilla Gazzotti GrimaniVilla GodiVilla PioveneVilla Pisani (Bagnolo di Lonigo)Villa Pisani (Montagnana)Villa PojanaVilla Porto (Molina di Malo)Villa Porto (Vivaro di Dueville)Villa RepetaVilla SaracenoVilla SeregoVilla Thiene (Quinto Vicentino)Villa Thiene (Cicogna)Villa Trissino (Cricoli)Villa Trissino (Meledo di Sarego)Villa Valmarana (Lisiera)Villa Valmarana (Vigardolo)Villa Zeno