Villa Zeno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imagem: Cidade de Vicenza e Villas de Palladio no Véneto A Villa Zeno está incluída no sítio Cidade de Vicenza e Villas de Palladio no Véneto, Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg
Fachada da Villa Zeno.

A Villa Zeno é uma villa italiana do Véneto situada em Donegal di Cessalto, Província de Treviso. Foi projectada pelo arquitecto Andrea Palladio, provavelmente, em 1554, de acordo com uma encomenda de Marco Zeno. O edifício encontra-se próximo da auto-estrada entre Veneza e Trieste, mas foi construído para ficar frente a um canal que servia como meio principal de chegada à villa.

A Villa Zeno está classificado, desde 1996, como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, juntamente com as outras villas palladianas do Véneto.

História e arquitectura[editar | editar código-fonte]

Planta da Villa Zeno desenhada Ottavio Bertotti Scamozzi em 1781.

Não é certa a datação do projecto para a Villa Zeno em Cessalto, uma das menos conhecidas e, geograficamente falando, a mais oriental das villas palladianas. Hipóteses recentes fixam o projecto em 1554, ou seja, logo que Marco Zeno adquiriu a propriedade de Cessalto, e isso é bem compatível com as evidentes afinidades formais com outras villas do mesmo período, como a Villa Saraceno, em Finale di Agugliaro, e a Villa Caldogno, em Caldogno.

Securamente autografada, é publicada em I Quattro Libri dell'Architettura com grandes barchesse em ângulo recto, as quais, na realidade, só seriam realizadas nas primeiras décadas do século XVII. Sem dúvida, o projecto palladiano interveio transformando um edifício pré-existente, o que poderá explicar algumas singularidades da planta. Fortemente modificada ao longo dos séculos, mas conserva uma fachada com uma galeria arcada e um frontão central bem definido que é de estilo palladiano. O telhado está coberto por telhas de argila da época e a estrutura é de tijolos cobertos por estuque, típico do grande arquitecto, o qual era capaz de conseguir grandes edifícios com materiais que, normalmente, eram considerados inferiores. Neste momento a villa já não mostra a janela termal original, tapada no século XVIII.

Em 1953 o edifício foi classificado e, de 1959 à actualidade, a Ente regionale per le ville venete começou a ocupar-se do estado de conservação do complexo. Apesar de fazer parte do sítio Cidade de Vicenza e Villas de Palladio no Véneto desde 1996, actualmente o complexo necesita de intervenções de restauro.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Villa Zeno


Palácios e Villas de Andrea Palladio Andrea Palladio
Palácios: Basilica PalladianaCasa CogolloPalazzo AntoniniPalazzo Barbaran da PortoPalazzo del CapitaniatoPalazzo ChiericatiPalazzo CivenaPalazzo Dalla TorrePalazzo PojanaPalazzo Porto (Contrà Porti)Palazzo Porto (Piazza Castello)Palazzo PretorioPalazzo SchioPalazzo ThienePalazzo Thiene Bonin LongarePalazzo Valmarana
Villas: Villa AngaranoVilla ArnaldiVilla BadoerVilla BarbaroVilla CaldognoVilla CapraVilla ChiericatiVilla ContariniVilla CornaroVilla EmoVilla Forni CeratoVilla FoscariVilla Gazzotti GrimaniVilla GodiVilla PioveneVilla Pisani (Bagnolo di Lonigo)Villa Pisani (Montagnana)Villa PojanaVilla Porto (Molina di Malo)Villa Porto (Vivaro di Dueville)Villa RepetaVilla SaracenoVilla SeregoVilla Thiene (Quinto Vicentino)Villa Thiene (Cicogna)Villa Trissino (Cricoli)Villa Trissino (Meledo di Sarego)Villa Valmarana (Lisiera)Villa Valmarana (Vigardolo)Villa Zeno