Vilson Pedro Kleinübing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vilson Pedro Kleinübing
Governador de Santa Catarina Bandeira de Santa Catarina.svg
Vida
Nascimento 9 de setembro de 1944
Montenegro
Morte 23 de outubro de 1998 (54 anos)
Florianópolis
Dados pessoais
Profissão Político
linkWP:PPO#Brasil

Vilson Pedro Kleinübing (Montenegro, 9 de setembro de 1944Florianópolis, 23 de outubro de 1998) foi um político brasileiro.

Filho de Waldemar Kleinübing e Carmelina Pontin Kleinübing.

Formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, engenharia econômica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), administração de empresas pela UFSC e finanças industriais pela UFSC.

Foi deputado federal de 1983 a 1987, prefeito de Blumenau de 1989 a 1990, governador de Santa Catarina de 1991 a 1994 e senador de 1995 a 1998. Em sua vida pública, exerceu ainda os cargos de secretário de Agricultura e Abastecimento de Santa Catarina.

Kleinübing era vice-líder do governo no Senado e um dos mais ativos senadores na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Sua atuação na CPI dos Títulos Públicos também evidenciou a preocupação com o zelo na fiscalização do endividamento público de estados e municípios, uma das principais competências do Senado Federal. Vilson Kleinübing era casado com Vera Maria Karam Kleinübing e teve três filhos - João Paulo, Eduardo e Diogo.

O senador Vilson Kleinübing (PFL-SC) morreu no dia 23 de outubro de 1998, aos 54 anos, vitimado por um câncer no pulmão em Hospital da Caridade em Florianópolis tendo completado seu mandato no Senado Federal o médico Geraldo Althoff, ex-vereador de Tubarão que era o primeiro suplente eleito em 1990.


Precedido por
Casildo Maldaner
Governador de Santa Catarina
1991 — 1994
Sucedido por
Antônio Carlos Konder Reis


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.