Vintage

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Colheita da uva

Vintage (do francês antigo vendenge - que deriva da palavra latina vindēmia) ou safra refere-se ao vinho produzido com uvas colhidas em determinado ano em que as condições climáticas, de produção e outros fatores que colaboram para que esse vinho tenha uma qualidade excepcional. A sua origem vem de uma palavra inglesa que está registrada em alguns dicionários nossos. Naquele idioma está atestada desde 1450[1] , com o sentido de “colheita de uma vinha”, do latim vindemia, formado por vinum mais demere. E esta palavra vem de de - “fora”, mais emere - “tirar”.

Em 1746 passou a significar “ano em que foi feito um vinho”. Em linguagem geral, agora significa “algo antigo e bom”, “um clássico”. Denominam-se também vintage os vinhos do porto mais especiais que se caracterizam por terem a capacidade de envelhecer dentro da garrafa, sendo pois um vinho do porto não filtrado que ganha sabores muito especiais com o passar dos anos. O termo vintage foi acolhido também pelo mundo da moda para designar peças que marcam uma época, como roupas ou acessórios.

No Brasil, o termo é mais comum quando se refere a vinhos.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. "Origem da palavra Vintage" http://origemdapalavra.com.br/palavras/vintage


Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.