Violante Manuel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Violante Manuel
Nascimento 1265
Morte 1314 (49 anos)
Lisboa
Nacionalidade espanhola

Violante Manuel (ca. 1265Lisboa, 1314) era uma nobre castelhana, filha do infante Manuel de Castela, segundo varão do rei Fernando III, rei de Castela e Leão, e de Constança de Aragão, filha do rei Jaime I, o Conquistador. Foi senhora de Elda, Novelda, Medellín e de metade de Peñafiel.

Origens familiares[editar | editar código-fonte]

Por parte paterna era neta de Fernando III, rei de Leão e Castela, e da sua primeira esposa, a rainha Beatriz da Suábia. Por linha materna os seus avós eram Jaime I de Aragão, dito o Conquistador, e a sua esposa, a rainha Iolanda da Hungria. Foi irmã de D. Afonso Manuel, bem como meia-irmã de D. João Manuel de Castela (1282-1348), o célebre escritor medieval e magnate castelhano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

D. Violante terá nascida pelo ano de 1265, tendo contraído matrimónio em 1287 con o infante Afonso de Portugal, Senhor de Portalegre, filho de Afonso III de Portugal, e senhor de Portalegre, Castelo de Vide, Arronches, Marvão e Lourinhã. Em 1305, como parte das cláusulas do Tratado de Elche, Fernando IV de Castela, entrega-lhe o senhorío de Medellín.

Seu marido faleceu na cidade de Lisboa em 2 de novembro de 1312, onde D. Violante também faleceu dois anos depois, em 1314.

Sepultura de Violante Manuel[editar | editar código-fonte]

D. Violante foi sepultada no Convento de São Domingos, em Lisboa, destruído pelo Terremoto de Lisboa de 1755, junto a seu marido, o infante D. Afonso que, como víramos, falecera em 1312.

Matrimónio e descendência[editar | editar código-fonte]

Do seu casamento com D. Afonso, realizado em 1287, nasceram um filho e quatro filhas:

  1. Afonso de Portugal, Senhor de Leiria (1288-1300);
  2. Maria de Portugal (1290-?); casada, pela primeira vez, com Tello Alfonso de Meneses, senhor de Meneses, e em segundas núpcias, com Fernando Díaz de Haro;
  3. Isabel de Portugal (c.1292 -?), casada com João, o Torto, filho do infante João de Castela, senhor de Valencia de Campos;
  4. Constança de Portugal (c.1294? -?), que contraíu matrimónio, não consumado, com Nuño González de Lara, filho de Juan Núñez de Lara III, o Velho;
  5. Beatriz de Portugal (1300 -?), casada com Pedro Fernandes de Castro, o da Guerra, senhor de Lemos e filho de Fernando Rodrigues de Castro.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]