Virgil Grissom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Virgil "Gus" Grissom

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 3 de abril de 1926
Mitchell, EUA
Morte 27 de janeiro de 1967 (40 anos)
Cabo Canaveral, EUA
Missões Mercury-Redstone 4, Gemini III, Apollo 1
Insígnia
da missão
Liberty bell insignia.jpg Gemini3.png Apollo 1 patch.png

Virgil Ivan "Gus" Grissom (Mitchell,3 de abril de 1926Cabo Canaveral, 27 de janeiro de 1967) foi um astronauta e piloto da Força Aérea dos Estados Unidos, integrante do primeiro grupo de sete astronautas do Projeto Mercury, o primeiro Programa espacial dos Estados Unidos.

"Gus" Grissom foi o segundo norte-americano a ir ao espaço, num vôo sub orbital, a bordo da cápsula espacial Liberty Bell 7, em 21 de julho de 1961. Seu vôo quase lhe causou a morte após a descida no oceano, quando a porta da cápsula se abriu, enchendo de água e afundando a nave no mar, quase matando Grisson afogado.

Em 1965 ele comandou a primeira nave com tripulação dupla dos Estados Unidos, a Gemini III, subindo ao espaço em companhia do astronauta John Young.

Em 27 de janeiro de 1967, 'Gus' Grisson morreu no interior do Módulo de Comando da Apollo 1, na base de lançamento em Cabo Canaveral, durante treinamento, em companhia dos astronautas Ed White e Roger Chaffee.

Seu corpo foi enterrado no Cemitério Nacional de Arlington, em Washington D.C.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

Na série de televisão americana CSI, o nome do personagem principal séria Gil Scheinbaum. Mas foi alterado para Gil Grissom, pelo próprio intérprete William Petersen. Ele escolheu o sobrenome em homenagem ao astronauta, no qual é um fã[1] .

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]