Virose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O termo virose designa qualquer doença causada por um vírus. Os médicos costumam se referir a viroses como doenças benignas como resfriados ou verrugas, mas o termo obviamente se aplica também a doenças graves como AIDS e até mesmo algumas formas de leucemia.

Outras formas comuns são herpes, mononucleose infecciosa, pneumonia, conjuntivite, hepatite e meningite viral. A maioria dessas doenças podem também ser causadas por bactérias e outros agentes, quando tendem a ser mais agressivas, com febre mais alta.

O tratamento de uma virose é um desafio para a Medicina, pois os antivirais disponíveis ainda são medicamentos pouco eficazes. De outra parte, muitas viroses são autolimitadas, isto é, desaparecem espontaneamente.

Muitas doenças são generalizadas como simplesmente viroses, não sendo especificadas nem diagnosticadas com seus nomes devidos.

[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/prevencao-trata/virose-sintomas-tratamento-prevencao-615089.shtml