Virrat (cratera)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cratera Virrat
Dinorwic crater area.png

A cratera Virrat e seus arredores, em uma captura de tela do NASA World Wind.
Planeta Marte
Tipo cratera de impacto
Coordenadas 31.1° S, 103° W
Diâmetro 54 km
Profundidade 1.3 km
Quadrângulo Thaumasia
Epônimo Virrat, Finlândia

A cratera Virrat é uma cratera de impacto marciana de aproximadamente 54 km em diâmetro. Ela se localiza no quadrângulo de Thaumasia a 31.1°S, 103°W, a sudoeste da cratera Dinorwic e a nordeste de Claritas Fossae. A norte se encontram as crateras de Koga e Nhill. Ela recebeu este nome em referência à cidade de Virrat, na Finlândia. Seu nome foi aprovado pela União Astronômica Internacional em 1991.[1] [2] De acordo com um mapa da idade geológica da superfície de Marte baseado em dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos, a área ao redor de Virrat data do período Noachiano, o que situa a idade geológica da área entre 3.8 e 3.5 bilhões de anos.[3] Na borda da cratera, a altitude é de aproximadamente 6400 m acima da altitude zero, e em seu leito a altitude é de 5100 m, o que resulta em uma profundidade de 1.3 km.[2]

Referências

  1. USGS Astro: Planetary Nomenclature: Feature Data Search Results USGS Gazetteer of Planetary Nomenclature Feature Information. Visitado em 21 de outubro de 2007.
  2. a b NASA World Wind 1.4. NASA Ames Research Center, 2007.
  3. INTEGRATING GLOBAL-SCALE MISSION DATASETS – UNDERSTANDING THE MARTIAN CRUST. lpi.usra.edu. Visitado em 22 de outubro de 2007.
Ícone de esboço Este artigo sobre Marte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma cratera é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.