Virtua Racing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Virtua Racing
Produtora Sega-AM2: Yu Suzuki
Editora(s) Sega
Plataforma(s)
Conversões/
relançamentos
Sega Mega Drive, Sega 32X, Sega Saturn e PlayStation 2
Data(s) de lançamento 1992
Gênero(s) Jogo de corrida
Modos de jogo 1 a 8 jogadores
Controles Volante
Hardware
Sistema Sega Model 1
Vídeo Raster, RGB

Virtua Racing é um jogo de corrida para arcade criado pela Sega-AM2 sob a supervisão de Yu Suzuki e lançado em agosto de 1992. Foi um dos primeiros jogos a reproduzir em polígonos os objetos e ambientes, graças a placa de arcade 3D Sega Model 1 foi o primeiro jogo de corrida comercialmente disponível a exibir polígonos renderizados com efeitos simulados de iluminação. Mais tarde, foi convertido para Sega Mega Drive e outros consoles. Foi também um dos primeiros arcades a utilizar a proporção de tela 16:9 (widescreen) (não utilizado na versão "Virtua Formula").

O jogo originalmente possui três pistas, cada um representando um nível de dificuldade diferente. Beginner (iniciante) é para "Big Forest", Medium ou Intermediate (intermediário) é para "Bay Bridge" e Expert ou Advance (experiente) é para "Acropolis". Cada pista possui a sua própria marca registrada, como o parque de diversões em "Big Forest", uma grande ponte vermelha lembrando a Golden Gate em "Bay Bridge" e as ruínas de construções greco-romanas em "Acropolis".

Uma versão atualizada, Virtua Formula, foi lançada um ano depois durante a inauguração do segundo parque de diversões da Sega, a Joypolis. Uma sala inteira era dedicada ao jogo, com 32 máquinas, organizadas em grupos de oito jogadores. Uma placa Model 1 extra podia ser utilizada para exibir um comentarista virtual da corrida, o "Virt McPolygon".

Versões do jogo[editar | editar código-fonte]

Versões domésticas[editar | editar código-fonte]

Devido à complexidade da placa Model 1, uma versão doméstica parecia inviável, até que em 1994 a Sega lançou uma versão especial para Mega Drive com um processador auxiliar chamado Sega Virtua Processor, semelhante ao que a Nintendo fez com o jogo Star Fox e o chip Super FX. O chip foi incorporado ao cartucho dando ao Mega Drive a capacidade de processar jogos poligonais. Apesar do feito técnico, o preço do jogo era proibitivo (US$ 100,00 no lançamento) e o jogo não possuia a fluidez e quantidade de polígonos do jogo original. Por causa disso, Virtua Racing para Mega Drive foi o único jogo lançado com o chip.

Uma versão modificada foi lançada no mesmo ano para Sega 32X com o nome de Virtua Racing Deluxe. Era mais próxima à versão original que a lançada para Mega Drive e incluia ainda dois novos carros além do Fórmula 1, um Stock Car e um Protótipo. Além dos carros, também possuia duas novas pistas, "Highland" (lembra os Alpes Suíços) e "Sand Park" (deserto). Apesar de mais barato que a versão anterior, vendeu poucas unidades devido ao próprio fracasso do 32X.

A versão para Sega Saturn foi lançada em 1996 pela Time Warner Interactive com o nome V. R. Virtua Racing. Há quatro carros novos: Kart, Coupe, F-160 (similar ao Fórmula 1, mas com motor menos potente) e um Protótipo (Grand Touring Prototype) além do tradicional Fórmula 1. Também foram acrescentadas sete novas pistas além das três presentes na versão arcade: "Amazon Falls", "Speedway" (Surfers Speedway Oval), "Alpine", "Surfer" (Surfers Speedway Road), "Diablo" (Diablo Canyon), "Metropolis" e "Pacific" (Pacific Coast). Esta versão foi severamente criticada por não ser fiel à versão original e pela jogabilidade pobre.

Um remake foi lançado em 2003 para PlayStation 2 no Japão com o nome Virtua Racing -Flat Out-, sendo este o oitavo volume da coletânea Sega Ages. Nos demais países este mesmo jogo foi lançado em 2005 como parte da coletânea Sega Classics Collection, mas sem incrementos no nome. Essa é a versão mais realista do jogo, com cinco carros: F-1 (Fórmula 1), F-1 70's (um Fórmula 1 dos anos 70), um Protótipo, Coupe e um carro clássico no estilo Bugatti Type 41 Royale. Há também seis pistas, sendo as três do arcade e três inéditas: "Island" (uma ilha tropical), "Mountain" (montanhas e desfiladeiros) e "Beltway" (avenidas e viadutos de uma metrópole).

Nas versões para PlayStation 2 (Sega AGES e Sega Classics Collection) é possível fazer uma disputa entre os carros citados acima na mesma prova, por exemplo, um Formula contra um Protótipo, já que todos eles possuem velocidades competitivas e possuem características diferentes (um com mais potência, outro com mais estabilidade, além de derrapagens e arrancadas).


Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Virtua Formula é o nome do carro principal do jogo (exceto na versão Saturn).
  • O piloto que dirige o Virtua Formula mostra a sua identidade nas versões Arcade e PlayStaton 2. Ele sobe no podium e joga seu boné escrito "V.R.". Para ver esta cena você deve chegar em primeiro em qualquer pista no Arcade ou conseguir pelo menos 251 Pessession Points no modo Grand Prix e terminá-lo no Playstation 2.
  • O Virtua Formula também está presente no jogo OutRunners para o Mega Drive, mas ele é habilitado apenas com código secreto. O carro nesse jogo tem seis marchas ao invés de sete e a velocidade máxima dele é 470 km/h nas duas transmissões (manual e automática) ao invés de 330 km/h (manual) e 328 km/h (automática).
  • Foi em 2008 que o Sega Virtua Processor passou a ser emulado. Notaz, o desenvolvedor do PicoDrive (emulador de Mega Drive em diversos sistemas), implementou o suporte ao SVP e disponibilizou a documentação e o código fonte para ajudar os outros desenvolvedores. Steve Snake, desenvolvedor do Kega Fusion (multi-emulador dos consoles da SEGA de 8 bits, 16 bits e 32X), logo implementou o suporte ao SVP com as informações disponibilizadas por Notaz.
  • Nas versões domésticas, dois jogadores disputam apenas um contra o outro em uma tela dividida (1P em cima e 2P embaixo), mas no arcade é possível disputar contra os outros carros também quando uma máquina está conectada a outra.
  • No Saturn os carros controlados pelo jogador possuem equipes: Fórmula 1, equipe Beret; Kart, equipe Lightspeed; Coupe, equipe Europa, F-160, equipe indefinida; Protótipo, equipe Acme (nome intuitivo, pois esta é a única versão desenvolvida pela Time Warner Interactive).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Anexo:Lista de jogos para Sega Mega Drive

Ligações externas[editar | editar código-fonte]