Visão do Paraíso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Visão do Paraíso
Autor(es) Sérgio Buarque de Holanda
País Brasil
Assunto História do Brasil Colonial
Editora Editora José Olympio
Lançamento 1958 (em formato de tese)
1959 (em formato de livro)

Visão do Paraíso. Os motivos edénicos no descobrimento e colonização do Brasil é um livro do historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982). Publicado em 1959, pela Editora José Olympio, o texto originou-se da tese elaborada pelo autor em 1958 no contexto do concurso que o conduziria à cátedra de História da Civilização Brasileira da Universidade de São Paulo.

O livro aborda e analisa os mitos edénicos aos quais recorre grande parte das narrativas acerca do descobrimento e colonização da América escritas entre o final do século XV e o século XVIII.[1] Os motivos edénicos investigados por Sérgio Buarque eram representações coletivas, nas quais se associava o continente americano ao bíblico Jardim do Éden.

Visão do paraíso é um dos mais significativos e eruditos textos da historiografia brasileira, sendo representativo da corrente historiográfica chamada história das mentalidades.

Referências

  1. Souza, William (s/d). "Um Relance sobre a Visão do Paraíso de Sérgio Buarque de Holanda". In: Revista Digital Simonsen, nº 2.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.