Visita de Bento XVI aos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
8.ª Viagem Apostólica de Bento XVI
Visita de Bento XVI aos Estados Unidos
Papa Bento XVI é recebido pelo presidente George W. Bush na Base Aérea Andrews
Dados gerais
Pontífice Bento XVI
País  Estados Unidos
Cidades Washington
Nova Iorque
Período 1520 de abril de 2008
Cronologia
7.ª
9.ª

A visita do Papa Bento XVI aos Estados Unidos (oficialmente: Apostolic Visit to the United States of America and to the Seat of the United Nations) ocorreu entre 15 e 20 de abril de 2008,[1] sendo a primeira visita deste ou de qualquer outro Pontífice ao país desde 1985. A visita do Papa foi anunciada no fim de 2007, e então, preparada pela Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos.

Durante toda a sua passagem por Washington, D.C, mais precisamente pela Casa Branca, o Papa foi recepcionado pelo Presidente George W. Bush e pela Primeira-dama Laura Bush.

Programação[editar | editar código-fonte]

Washington, D.C[editar | editar código-fonte]

15 de Abril

O Papa desembarcou na Base Aérea Andrews, no estado de Maryland, e foi cumprimentado por George e Laura Bush. Foi a primeira vez na história em que um presidente estadunidense se dirigiu ao encontro do chefe de Estado visitante, já que normalmente aguardam sua chegada à Casa Branca.

16 de Abril

Bento XVI foi formalmente recebido por George W. Bush e outras 9.000 pessoas no Gramado Sul (South Lawn) da Casa Branca no evento conhecido como State Arrival Ceremony. Outras 4.000 pessoas, na Avenida Pensilvânia, esperavam pela carreata do Pontífice e cantaram Happy Birthday em comemoração ao seu 81º aniversário.

Logo após, Bento XVI e o presidente Bush se reuniram no Salão Oval para discutir questões relativas aos imigrantes. No fim do encontro, o Papa foi presenteado com um bolo de aniversário preparado pelo Chef da Casa Branca, William Yosses. Em seguida o Papa se dirigiu à Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição para discursar aos bispos.

17 de Abril

Bento XVI celebrou uma missa para aproximadamente 46.000 pessoas no Nationals Park, casa dos Washington Nationals. A celebração ultrapassou a capacidade máxima do estádio de 41.000 lugares. Além disso estiveram presentes 14 cardeais, 2 bispos e 1.300 padres. Após a missa o Pontífice esteve na Universidade Católica da América, onde discursou para representantes de várias instituições católicas americanas.[2]

Referências

  1. «Visita do Papa Bento XVI aos Estados Unidos traz conforto aos imigrantes». Consultado em 30 de janeiro de 2012 
  2. DailyNews.com. «Pope at Nationals Park». Consultado em 30 de janeiro de 2012 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.