Visitador Episcopal Anglicano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Visitador Episcopal Anglicano é um bispo sufragâneo inglês, também chamado de Bispo Vagante (Flying Bishop) responsável pelo cuidado pastoral dos fiéis anglo-católicos em uma Província Eclesiástica Anglicana. Tais fiéis são aqueles que não podem, por questão de consciência, aceitar o ministério sacramental de uma mulher ou de algum clérigo que tenha participado em tais ordenações—indo diretamente contra a doutrina católica que eles aceitam[1].

De acordo com os atos do Sínodo Geral de 2009, se uma paróquia, por questões de consciência, não pode aceitar uma "sacerdotisa", pode formalmente requerer que nenhuma seja apontada para lá; se o bispo diocesano tiver participado em alguma ordenação do gênero, pode requerer o cuidado pastoral e a cura de almas de outro bispo que não tenha compactuado com tal "ordenação".

Há quatro visitadores episcopais anglicanos na Inglaterra, a saber, os bispos de Ebbsfleet e de Richborough -- Província da Cantuária --, de Fulham—Diocese de Londres—e de Beverley—Província de Iorque.

Ebbsfleet[editar | editar código-fonte]

Bispo de Ebbsfleet é o bispo sufragâneo do Arcebispo da Cantuária[2] responsável pela cura de almas dos fiéis supracitados que se encontram territorialmente na Província da Cantuária, isto é, ao sul da Inglaterra a começar pelas dioceses de Leicester, Lichfield, Derby e Lincoln no extremo norte da província. Tal posição foi criada em 1994 a fim de prover a supervisão episcopal das paróquias anglo-católicas da Província. O título episcopal tem o nome da vila Ebbsfleet, Kent.

Lista de Bispos de Ebbsfleet
[editar | editar código-fonte]

Prelado Desde Até Notas
1 John Richards 1994 1998
2 Michael Houghton, SSC 1998 1999
3 Andrew Burnham, SSC 2000 2010 Converteu-se em padre católico.[3]

Richborough[editar | editar código-fonte]

Bispo de Richborough é o segundo bispo sufragâneo, em comunhão com o bispo de Ebbsfleet, responsável pela cura de almas dos fiéis anglo-católicos da Província da Cantuária.[2] Tal posição foi criada em 1995 pelo Arcebispo da Cantuária a fim de cuidado pastoral; recebeu o nome do povoado de Richborough no norte de Kent.

Lista de Bispos de Richborough
[editar | editar código-fonte]

Prelado Desde Até Notas
1 Edwin Barnes, SSC 1995 2002 Converteu-se em padre católico.
2 Keith Newton, SSC 2002 2010 Primeiro Ordinário Católico ex-Anglicano.

Fulham[editar | editar código-fonte]

Bispo de Fulham é o bispo sufragâneo do Bispo de Londres[2][4] responsável pela cura de almas dos fiéis que não aceitam de boa consciência a ordenação feminina e que se encontram nas dioceses anglicanas de Londres, Southwark e Rochester na província da Cantuária. Até 1980, era o título do bispo responsável pelas igrejas anglicanas da Europa Central e do Norte, atualmente sob a jurisdição do bispo de Gibraltar; o título foi transferido, em 1982, para o recém-instituído visistador episcopal. O título tem o nome de uma área a sudoeste de Londres, onde se situa o antigo Palácio Epsicopal de Londres.

Lista de Bispos de Fulham (enquanto bispos vagantes)
[editar | editar código-fonte]

Prelado Desde Até Notas
1 Brian Masters 1982 1985 Transferido para a Sé de Edmonton.
2 John Klyberg 1985 1996 Converteu-se ao Catolicismo.
3 John Broadhurst, SSC 1996 2010 Converteu-se em padre católico.

Beverley[editar | editar código-fonte]

Bispo de Beverley é o bispo sufragâneo do bispo de Iorque[2][5] responsável pela cura de almas dos fiéis tradicionais da Província de Iorque. Originalmente, o bispo de Beverley era bispo auxiliar de Iorque, mas tal posição acabou em 1923. Em 1994, dada a necessidade e a conveniência de um visitador episcopal na Província de Iorque, o título foi reavivado. O título tem o nome do distrito de Beverley, no East Riding of Yorkshire.

Lista de Bispos de Beverley (enquanto bispos vagantes)
[editar | editar código-fonte]

Prelado Desde Até Notas
1 John Scott Gaisford, SSC 1994 2000
2 Martyn William Jarrett, SSC 2000 presente Anteriormente, bispo de Burnley.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Declaração Inter Insigniores.
  2. a b c d Crockford's Clerical Directory 2008/2009 (100th edition), Church House Publishing (ISBN 978-0-7151-1030-0).
  3. «A Renúncia do Bispo Andrew (em inglês).» (PDF). Consultado em 22 de janeiro de 2011. Arquivado do original (PDF) em 7 de agosto de 2011 
  4. Website da Sé de Fulham
  5. Website da Sé de Beverley