Vissarion

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vissarion
Nome completo Sergey Anatol'yevitch Torop
Nascimento 14 de janeiro de 1961 (53 anos)
Krasnodar, Rússia
Nacionalidade Rússia russo
Ocupação líder religioso

Sergey Anatol'yevitch Torop (em russo: Сергей Анатольевич Тороп - Sergey Anatol'evich Torop) (14 de janeiro de 1961, Krasnodar, Rússia), conhecido por seus seguidores como Vissarion (Виссарион) é um místico e líder religioso russo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Vissarion nasceu em Krasnodar. Após servir o Exército Vermelho ele se fixou em Minusinsk. Trabalhou como guarda rodoviário do Estado antes de perder o emprego em 1989.[1] Em maio de 1990, aos 29 anos de idade, Vissarion declarou ter experimentado uma revelação mística e em 1991 ele teria nascido como Vissarion, o Jesus Cristo retornado, realizando seu primeiro discurso público em Minusinsk no dia 18 de agosto de 1991.

Desde então fundou e lidera um movimento conhecido como "Igreja do Último Testamento" com sua sede na taiga siberiana na Depressão de Minusinsk ao leste de Abakan, ao sudeste de Kuraginsk, distrito do território de Krasnoyarsk. Vissarion possui cerca de 4.000 seguidores (chamados vissarionitas) em cerca de trinta vilas ao redor de sua sede na "Morada do Amanhecer" além de aproximadamente 10.000[2] seguidores ao redor do mundo.

Doutrina[editar | editar código-fonte]

Vissarion alega ser a reencarnação de Jesus Cristo. Ele prega a reencarnação, a subsistência vegetariana[3] e o fim do mundo eminente, ou da civilização tal como a conhecemos. Ele fundou a "Igreja do Último Testamento" (em russo: Церковь Последнего Завета - Tserkov' Poslednego Zaveta), também conhecida como a "Comunidade da Fé Unida".

Em seu sistema ele não faz de si Deus mas se auto-intitula a palavra de Deus. Sua religião combina elementos da Igreja Ortodoxa Russa com o Budismo , apocalipticismo, coletivismo e valores ecológicos. Seus seguidores observam regras muito restritivas, são vegetarianos,[4] e vícios como tabagismo e consumo alcoólico não são permitidos, além de ignorarem o uso do dinheiro[5] [6] . O grupo tem como objetivo unir todas as religiões da terra.

Organização[editar | editar código-fonte]

Tiberkul, o assentamento na região da taiga siberiana, foi estabelecido em 1994 em um território de 2.500km² e hoje conta com cerca de 5.000 habitantes, em sua maioria das regiões vizinhas e praticam a sustentabilidade ecológica. A área é localizada aos redor das vilas de Petropavlovka e Cheremshanka nas coordenadas 53° 53′ N 93° 45′ E. O complexo é estabelecido em três principais divisões: a cidade em si denominada "Morada do Amanhecer", a "Morada Celestial", e o "Pico do Templo". Em outubro de 1995 a associação religiosa de Vissarion foi oficialmente registrada como "Igreja do Último Testamento".

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Vissarion tem duas mulheres e seis filhos dos dois casamentos. Ele se divorciou de sua primeira esposa para se casar com uma garota de 19 anos de idade, que fora educada pela família de Vissarion desde os 7 anos.[7] Vissarion tem uma irmã chamada Irina e considera Maria, mãe de Jesus, sua própria mãe.[8] A mãe biológica de Vissarion se chama Nadejda.

Interpretação[editar | editar código-fonte]

O secto estimado de Vissarion é de cerca de 10.000 fiéis[9] , chegando a até 50.000 no total de 83 comunidades distribuídas por 150.000km²[10] .

Desde 1992 o biógrafo Vadim Redkin tem publicado um volume anual com as atividades de Vissarion. O líder religioso atraiu um certo número de seguidores da subcultura esotérica na Alemanha sendo que sete volumes dos trabalhos de Vadim já foram traduzidos para o alemão[11] .

Em março de 2010 a rede de TV Channel 4 do Reino Unido exibiu um documentário de uma hora sobre Vissarion e seus seguidores[12] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Newsland. Sibirsky Iisus Khristos - byvshiy gaishnik (em russo). Visitado em 8 de maio de 2012.
  2. Eternal Path; Clarissa Ward. Siberian Man Called "Vissarion" Says He is the Christ (em inglês). Visitado em 8 de maio de 2012.
  3. Sítio Veg - Vegetaranismo. Vissarion - messias vegano (em português). Visitado em 8 de maio de 2012.
  4. The Argus. Visit from the 'Siberian Jesus' (em inglês). Visitado em 8 de maio de 2012.
  5. Lermanet. The Vissarion cult in Russia (em inglês). Visitado em 8 de maio de 2012.
  6. Newser. 'Reborn' Jesus leads vegans in Russia (em inglês). Visitado em 8 de maio de 2012.
  7. Missionersko-apologetichesky proekt; Semyon Maksimov (1998). Pozovi menya v dal' svetluyu" ili skazki dyadyushki Vissariona (em russo). Visitado em 8 de maio de 2012.
  8. Reality World; Flamingo. Posledny Zavet. Slovo Vissariona - Vstrechi (Entrevista), pergunta 24 (em russo). Visitado em 8 de maio de 2012.
  9. Eternal Path; Clarissa Ward. Siberian Man Called "Vissarion" Says He is the Christ (em inglês). Visitado em 8 de maio de 2012.
  10. Critical Information Studies; Meta Religion. Church of The Last Testament (em inglês). Visitado em 8 de maio de 2012.
  11. Wissarion.info. Wissarion und die Gemeinschaft Ökopolis Tiberkul (em alemão). Visitado em 8 de maio de 2012.
  12. Channel 4. A Long Weekend with The Son Of God (em inglês). Visitado em 8 de maio de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]