Viterico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Viterico (ou Witerico) foi rei dos Visigodos de Toledo entre 603 e 610.

21-WITERICO.JPG

Viterico tomou o poder na Primavera de 603, depois de depôr e assassinar Liúva II.

Passou parte do seu reinado a combater os Bizantinos, instalados na província da Espânia, e conseguiu reconquistar Sagontia (ou Gisgonza), provavelmente em 605. Bigastrum, perto de Nova Cartago (a actual Cartagena) foi também conquistada, uma vez que o seu bispo é dado como presente num Concílio de Toledo em 610.

A sua filha Ermemberga foi enviada à Gália, em 606, para casar-se com o rei da Borgonha, Teodorico II. Chegou a Chalon-sur-Saône, mas a regente (a rainha-avó) Brunilda e a irmã de Teodorico, Teudila, levaram o rei a rejeitar a noiva, e a enviá-la de regresso à Hispânia no ano seguinte, sem o seu dote.

Tremisse do seu reinado.

Ofendido, Viterico firmou uma quádrupla aliança contra o monarca borguinhão, com Teodoberto II da Austrásia, Clotário II da Nêustria e Agilulfo, rei dos Lombardos. A aliança, porém, não parece ter produzido quaisquer frutos. Nada se sabe dos combates, excepto que tiveram lugar na região de Narbona. Isidoro de Sevilha não faz qualquer menção de tal guerra, o que pode indicar que não se foi além de escaramuças, e insucessos para os Visigodos.

Viterico foi assassinado durante um banquete em Abril de 610 por uma facção de nobres católicos. O seu corpo foi arrastado ignominiosamente pelas ruas de Toledo e Gundemaro, duque de Narbona, foi proclamado rei.

Precedido por
Liúva II
Rei Visigodo de Toledo
603610
Sucedido por
Gundemaro

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Viterico


Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre História da península Ibérica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.