Vitige

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vitige
Rei da Itália
Governo
Reinado 536540
Antecessor Teodato
Sucessor Ildibaldo
Vida
Morte 540
Constantinopla

Vitige (? — Constantinopla, 540) foi rei dos ostrogodos, na península Itálica, de 536 a 540.

Ascensão ao trono[editar | editar código-fonte]

Vitige era marido da única filha de Amalasunta, Matasunta. General do exército ostrogodo, foi nomeado rei no curso da Guerra Gótica ao posto de Teodato, primo de Teodorico, o Grande, deposto e derrotado na estrada entre Roma e Ravena.

Guerra gótica[editar | editar código-fonte]

Em 535, o exército bizantino de Justiniano I tinha conquistado a Sicília sob o comando do general bizantino Belisário que naquele momento estava no sul da península Itálica. Vitige reorganizou o exército e em 537 assediou Roma fazendo cortar todos os aquedutos que levavam água à cidade. Em março de 538, foi obrigado a interromper o assédio para retomar as operações militares no norte da Itália onde o general Giovanni estava rapidamente aproximando-se de Ravena.

Em 540, Belisário atacou Ravena, a capital dos ostrogodos. Vitige foi feito prisioneiro e foi levado junto com sua esposa a Constantinopla onde morreu sem herdeiros. Depois de sua morte, Matassunta desposou Germanus, um primo do imperador.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Teodato
Reis bárbaros de Roma
536540
Sucedido por
Ildibaldo
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.