Vittorio Merloni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde julho de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Vittorio Merloni
VittorioMerloni 01.jpg
Nascimento 30 de abril de 1933 (81 anos)
Fabriano
Nacionalidade Itália Italiano
Parentesco Aristide Merloni (pai)
Andrea Merloni (filho)
Cônjuge Franca Carloni
Ocupação Empresário
Cargo Fundador e Presidente Honorário da empresa Indesit

Vittorio Merloni CBE (Fabriano, 30 de Abril 1933) é um empresário e industrial italiano[1] . Filho de Aristide Merloni, fundador do Grupo Merloni, é o presidente honorário da Indesit Company (cujo presidente é o seu filho Andrea Merloni, e da Fineldo (cuja presidência pertence à sua filha Antonella), a holding familiar que controla a Indesit Company e outros interesses do Grupo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Vittorio Merloni licenciou-se em Economia e Comércio em Perugia. É casado com Franca Carloni, com quem teve quatro filhos: Maria Paola, Andrea, Antonella e Aristide.

A sua carreira empresarial começou em 1960, no negócio da família. Em 1975 fundou a Merloni Elettrodomestici (Indesit Company desde 2005) tornando-se o Presidente, posição que manteve continuamente até 29 de Abril de 2010, quando cedeu o cargo a seu filho Andrea, sendo nomeado Presidente Honorário.

A Indesit Company, cotada na Bolsa de Milão desde 1987, é uma das maiores fabricantes e distribuidoras da Europa de eletrodomésticos de grande porte (máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar e secar, máquina de lavar louça, frigoríficos, congeladores, fogões, exaustores, fornos e placas).

Tornou-se o presidente da Confindustria (Federação Italiana de Empregadores), um posto que manteve durante quatro anos. Em 1984, ano em que foi nomeado Cavaleiro do Trabalho, foi eleito presidente da Centromarca, uma associação italiana que se ocupa da Indústria de Marca, cargo que ocupou até 1988.

Em 2001 inicia por quatro anos a presidência da Assonime, uma associação italiana que representa as sociedades por ações. No mesmo ano recebe o Doutoramento Honoris Causa em Engenharia no Politécnico de Milão.

Desde então recebeu vários prémios e reconhecimentos: em 2003, dois anos após a Indesit Company ter adquirido a Hotpoint, uma marca inglesa, é nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico.

Em 2004 recebe o prémio Leonardo para a Internacionalização[2] , e em 2005 o prémio GEI (Grupo Esponenti Italiani) em Nova York, em reconhecimento e valorização do seu trabalho no comércio e indústria, uma contribuição que fez muito para melhorar a imagem da Itália no Estrangeiro.

Referências

  1. Vittorio Merloni - Honorary Chairman (em inglês) Indesit Company (2010). Página visitada em 2 de Julho de 2012.
  2. MERLONI VITTORIO (em italiano) Personaggi e storie aziendali. Página visitada em 2 de Julho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um empresário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.