Viva Pitágoras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Viva Pitágoras (Brasil) ou Interruptor de Pitágoras (em Portugal) (japonês: ピタゴラ スイッチ, Pitagora Suitchi) é um programa de televisão educacional japonês de 15 minutos. Incentiva aumentando "modo de pensar" das crianças sob a supervisão de Masahiko Sato (佐藤 雅 彦) e Uchino Masumi (内 野 真澄). Está no ar na NHK desde 2002.

Durante o início, término, e entre cada canto (segmento), existem dispositivos de armadilhas mostrando bandeiras com o nome do programa em japonês que são chamados de Pitágoras (ピタゴラ 装置, Pitagora Soti?). Dispositivos de Pitágoras são conhecidos em os EUA como "máquinas de Rube Goldberg", ou na Grã-Bretanha como "Heath Robinson" engenhocas. O foco principal do programa é um show de marionetes, mas o assunto é principalmente avançada pelo cantos pequenos. Fenômenos do mundo, princípios, características, e similares são introduzidas de uma maneira divertida. Como uma característica do show "Pitagora Suitchi" é cantado de capturar e focalizar a atenção sobre um ponto importante.

Dankichi Kuruma (車 だ ん 吉?), Jun Inoue (井上 顺?), Tsuyoshi Kusanagi (草 彅 刚?), São alguns dos dubladores que realizam e chamar os tópicos.

No Prêmio Japão 30 Concurso Internacional de Programas para a Educação, episódio 25 vamos olhar de outra forma, recebeu o prêmio máximo, o prêmio do Primeiro Ministro, da categoria Educação Infantil. [1] No Prix Jeunesse 2004, em Munique, recebeu o prêmio máximo na idade de 6 anos e abaixo de não-ficção categoria. [2]

Fora do Japão, NHK World Prêmio transmissões PythagoraSwitch Mini. No Brasil, a TV Cultura está transmitindo-a com o título Viva Pitágoras. Além disso, alguns vídeos PythagoraSwitch também estão disponíveis no Google Video, YouTube e DailyMotion.

O programa marca por ter quadros próprios, como: ginástica da máquina, chave do dia e outros.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Pitá e Gorá - São dois pinguins crianças que vivem fazendo perguntas pro Sr. Enciclopédia, mas por não saberem ler sempre contam com o TV João para ajudá-los. Pitá é cinza e usa um gorro verde enquanto que Gorá é preto e usa um copinho amassado na cabeça.
  • Sr. Enciclopédia - Um livro antropomórfico e bastante sábio que sempre tenta ensinar as coisas pra Pitá e Gorá, mas que por eles não saberem ler sempre chama o TV João para ajudá-lo a ensinar os dois pinguins.
  • TV João - Uma espécie de mistura entre televisão e cachorro que sempre ajuda o Sr. Enciclopédia a ensinar as coisas pra Pitá e Gorá mostrando vídeos na sua face/tela. Na dublagem feita pela TV Brasil ele era chamado de TV Cão.
  • Sul - Uma rata que vive trazendo entregas pro Sr. Enciclopédia em seu carrinho vermelho e raramente é vista fora do carro. Na dublagem feita pela TV Brasil ela era chamado de Edu.

Intenção[editar | editar código-fonte]

A intenção do programa adorado por crianças japonesas, brasileiras (com a versão dublada na TV Cultura) e portuguesas (com a versão portuguesa na RTP2) é de ensinar divertindo, com brincadeiras, jogos, dinâmicas e diálogos educativo entre os participantes.

Uma coisa leva a outra[editar | editar código-fonte]

Com essa intenção o programa cria, com objetos do uso no dia-a-dia, um tipo de ação e reação, como a bola que cai na colher e levanta o botão com o cabo que liga a luz. Isso passa em todos os intervalos do programa, levando várias crianças a imitar e repetir a frase "Viva Pitágoras!" (Que lá já virou sinônimo deste tipo de coisa).

Pitágoras na TV Brasil[editar | editar código-fonte]

A Antiga TVE Brasil (Agora Chamada de TV Brasil), Fez uma Outra Dublagem, com Todos os episódios,inclusive os novos de 2007, Dublaram e Se Chama Pitágoras.