Viviane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a personagem mitológica e literária, veja Dama do Lago.
Viviane
Viviane
Informação geral
Nome completo Viviana Parra Guerreiro
Nascimento 14 de janeiro de 1968 (56 anos)
Origem Nice, França
País Portugal
Gênero(s) World music, fado
Período em atividade 1990 – presente
Gravadora(s) Zipmix Records
Afiliação(ões) Entre Aspas, Camaleão Azul, Linha da Frente, Rua da Saudade

Viviana Parra Guerreiro (Nice, 14 de janeiro de 1968) mais conhecida por Viviane[1] é uma cantora portuguesa.

A sua voz e canções são muito características, pela forma como pronuncia o português, com sonoridade do seu francês natal. Foi co-fundadora da banda Entre Aspas e do projectos Camaleão Azul e integrou os projetos Linha da Frente e Rua da Saudade. Atualmente segue a sua carreira a solo iniciada em 2005.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Era Entre Aspas[editar | editar código-fonte]

Viviane nasceu em Nice, França, mas mudou-se para Portugal aos 13 anos. Iniciou a sua carreira musical em 1990, formando com Tó Viegas o grupo Entre Aspas que lançam cinco álbuns através da editora BMG.

Colabora em discos de Sitiados, André Sardet e Turbo Junkie. Em 1995 participa na compilação

"Espanta Espíritos" com o tema "São Nicolau".

Em 2001, integra o projecto colectivo Linha da Frente, ao lado de João Aguardela, Luís Varatojo, Dora Fidalgo, Janelo, Prince Wadada e Rui Duarte dos Ramp, editando um álbum pela editora Universal em 2002.

"O Sul" é um disco editado em 2003 pela sua própria editora Zipmix Records com o projecto Camaleão Azul, que partilha com Tó Viegas, baseado na poesia do escritor Fernando Cabrita [1]. Desse álbum é extraído o single "Nocturno III".

Era pós Entre Aspas[editar | editar código-fonte]

Em 2005 chega ao fim o grupo Entre Aspas e Viviane inicia a sua carreira a solo com o primeiro álbum intitulado "Amores Imperfeitos" co-produzido com Tó Viegas, gravado no seu próprio estúdio Zipmix no Algarve, com sonoridade em formato acústico.[2] Regressa em 2007 com um trabalho em formato acústico, com o título homónimo de "Viviane" num conjunto de onze canções em que se firma uma dialéctica enriquecedora entre as linguagens universais do Fado e do Tango com o acordeão e a guitarra portuguesa como notas dominantes. Deste álbum surge "Meu coração abandonado" como o single de apresentação.

Em 2009 integra o projecto Rua da Saudade juntamente com Susana Félix, Mafalda Arnauth e Luanda Cozetti, dando voz às letras originais de Ary dos Santos no álbum "Canções de Ary dos Santos".[3]

Em 2010 é convidada pela Região de Turismo do Algarve a dar voz ao tema da Campanha de promoção internacional "O segredo mais famoso da Europa". Termina o ano com um concerto de natal, no Casino de Vilamoura, acompanhada pela Orquestra do Algarve.

O terceiro álbum, "As pequenas gavetas do amor", é editado em 2011. É composto por 11 temas originais com poesia de vários autores como Vasco Graça Moura, José Luis Peixoto, Eugénio de Andrade, Rosa Alice Branco, Ana Luisa Amaral, Fernando Pessoa e da própria cantora, e ainda uma versão do tema "Caldeirada (Poluição)" escrito por Alberto Janes para Amália Rodrigues. Tem como convidados especiais Custódio Castelo, Luís Varatojo e António Zambujo.

Os Entre Aspas lançam em maio de 2013 uma compilação com os maiores êxitos da carreira do grupo. "Best Of — 20 Anos" inclui os melhores temas e ainda um DVD com um concerto ao vivo, gravado em 2000.

O álbum de Viviane intitulado "Dia Novo" foi editado no dia 5 de Maio de 2014. "Do Chiado até ao Cais" é o tema de apresentação. Inclui 9 temas originais com letras da própria Viviane bem como de outros autores como José Luís Peixoto, Tiago Torres da Silva, Pierre Aderne, Hugo Costa e Fernando Cabrita. Inclui igualmente versões de Lhasa de Sela "Con toda palabra", Serge Gainsbourg "Comment te dire adieu" e Marcelo Camelo "A outra".

Em 2015 edita através da sua editora Zipmix Records, um Best of intitulado "Confidências" que contem 14 canções incluindo um original intitulado "Fado do Beijo" e uma versão da canção de Carmen Miranda "Cantoras do rádio".

Em 2016 sai uma edição do Best of "Confidências" em formato vinyl, cuja capa é feita inteiramente em pele de cortiça.

O último álbum de Viviane, "Viviane canta Piaf", foi editado em 2017. É inteiramente dedicado ao repertório de Édith Piaf e contém 10 temas em francês.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Discografia a solo[editar | editar código-fonte]

  • 2005 — Amores Imperfeitos (Zipmix Records/Zona Música)
  • 2007 — Viviane (Zipmix Records/Zona Música)[4]
  • 2011 — As Pequenas Gavetas do Amor (Zipmix Records)
  • 2014 — Dia Novo (Zipmix Records)
  • 2015 — Confidências (Zipmix Records)
  • 2017 — Viviane canta Piaf (Zipmix Records)

Outros projectos[editar | editar código-fonte]

Colaborações

Referências

  1. «Certidão de lista de associadas da Audiogest» (PDF). IGAC/Ministério da Cultura. 25 de julho de 2007. Consultado em 15 de janeiro de 2014. Arquivado do original (pdf) em 24 de dezembro de 2013 
  2. https://www.viviane.com.pt/biografia
  3. «Canções de Ary dos Santos», Rua da Saudade em diariodigital.sapo.pt
  4. www.viviane.com.pt/disco

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Viviane