Vixen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Vixen
Informação geral
Origem Saint Paul, Minnesota
País  Estados Unidos
Gênero(s) Hard rock, Glam metal
Período em atividade 1974, 1980–1991, 1997–1998, 2001–2013
Página oficial www.vixenrock.com

Vixen é uma banda de hard rock estadunidense composta somente por mulheres, que atuou no final da década de 1980 início da década de 1990 e se mantém até os dias atuais.

História[editar | editar código-fonte]

Meados da década de 1970, no estado americano de Minessota, a jovem guitarrista conhecida como Jan Kuehnemund, decide formar uma banda de rock. No início, ela tentou participar de bandas mistas, porém, devido ao forte machismo que ainda imperava na época, nunca foi aceita. Foi então que ela criou o embrião do que seria uma das mais bem sucedidas bandas de rock feminino. Inicialmente a banda foi formada só por meninas da vizinhança e dentre diversos nomes como Genesis, foi decidido que a banda se chamaria Vixen.

No início da década de 1980, Jan Kuehnemund muda-se com a banda para Los Angeles, para expandir sua experiência e em busca de oportunidades em gravadoras.

Em 1984, Vixen contava com Janet Gardner no Vocal, Jan Kuehnemund na guitarra solo e vocal de apoio, Pia Maiocco no baixo, Laurie Hedlund na bateria e Tamara Ivanov na guitarra base. Esta formação recebeu o convite para participarem da trilha sonora e das filmagens de um filme de comédia adolescente chamado Hardbodies como uma banda feminina de garagem em busca do estrelato no showbusiness.

Em 1986, depois de mais algumas modificações na formação da banda, permanecem apenas Pia, Janet, Jan e entra Roxy Petrucci como baterista. Neste ano Vixen grava uma fita demo com as músicas "You Oughta Know By Now", "Leave Me Alone" e "Waiting For You" (modificada para Waiting, mais tarde, fazendo parte do álbum de estréia da banda, Vixen).

Em 1987, Pia Maiocco deixa a banda para casar-se com o guitarrista Steve Vai. Share Pedersen assume o posto de baixista.

A banda consegue chamar a atenção da gravadora e assina o contrato com a EMI, com música demo Give it Away.

Em 1988 elas lançam seu primeiro álbum, intitulado Vixen, e assumem as paradas de sucesso dos Estados Unidos com os hits: "Edge Of A Broken Heart", "Cryin'", "I Want You To Rock Me", "Love Made Me" e "Cruisin'". Foram mais de 1 Milhão de cópias vendidas pelo mundo, principalmente na Europa e no Japão.

Vixen ficou 10 meses direto em turnê, entre os Estados Unidos e a Europa abrindo para bandas do porte de Bon Jovi, Scorpions, Ozzy Osbourne e Bad Company.

Anos 1990[editar | editar código-fonte]

Os anos 1990 vieram para arruinar as bandas de hard, e as Vixen não suportaram a pressão. A banda permaneceu separada por oito anos.


Em 1990, é lançado o segundo álbum da banda, Rev it Up, mas infelizmente, apesar da superior qualidade musical em relação ao primeiro álbum, não obteve o mesmo sucesso, pois a moda do Heavy Metal e Hard Rock estava chegando ao fim. Apesar disso, a banda conseguiu emplacar várias músicas, que hoje são clássicos do hard rock, como: "How Much Love", "Rev it Up", "Love is a Killer", "Streets of Paradise" e "Not a Minute too Soon".

Depois de mais uma turnê Americana e Européia, acompanhando desta vez, Deep Purple, Kiss e Ratt, logo depois a banda termina, devido às divergências musicais entre as integrantes.

Cada uma seguiu seu caminho após a dissolução da banda, mas sempre se encontravam para um projeto e outro.

Roxy Petrucci chegou a tocar com Jan Kuehnemund em um projeto chamado Bombshell. No final de 1991, Roxy juntou-se novamente com a sua irmã guitarrista e baixista Maxxine Petrucci e Lenita Erickson para formar outro projeto chamado Hell's Belles e em 1993 retomou a banda Madam X.

Share Pedersen, tocou por um breve período com Janet Gardner e o tecladista de apoio do Aerosmith, Thom Gimbel no projeto Nobody You know. Também fez parte da superbanda Contraband, junto com Michael Schenker (ex-U.F.O.), Tracii Guns (L.A.Guns), Bobby Blotzer (Ratt) e Richard Black (Shark Island). Hoje, ela lidera sua própria banda de punk rock, Bubble.

Jan Kuehnemund, formou várias bandas dentre elas o Population 361, Drawing Down The Moon.

O primeiro retorno[editar | editar código-fonte]

Em 1997, Roxy, Janet decidiram retomar as atividades do Vixen, porém com Gina Stile (Bad Animals, Envy, Poison Dollys) na guitarra, e Mike Pisculli no baixo em estúdio. Em 1998, é lançado o álbum Tangerine, com uma sonoridade totalmente diferente dos álbuns anteriores e atualizado com a tendência grunge. Na turnê Rana Ross e Maxxine assumiram o baixo. Neste período Jan entra com uma ação contra a banda pelos direitos sobre o nome, mas logo entram em acordo amigavelmente.


  • O álbum lançado através do selo CMC se chamou “Tangerine”, e se não levou as meninas ao topo, ao menos conseguiu refrescar a memória dos fãs.

A banda caiu na estrada e Roxy trouxe sua irmã Maxine Petrucci para tocar baixo, já que Rana havia sido contratada apenas para tocar no álbum de estúdio.

  • Depois disso em 1999, foi lançado o álbum "Full Throttle" que se resume na junção das melhores músicas dos três álbuns anteriores.

Em 2001 as integrantes originais do Vixen, com exceção de Share (em seu lugar Pat Holloway) se reúnem, para uma nova turnê do grupo para relembrar os bons tempos. Mas devido ao desgaste do convívio, novamente a banda se dissolve, porém, desta vez, imediatamente Jan, chama Jenna Sanz-Agero no Vocal, Kat Kraft na bateria e Lynn Louise Lowrey no baixo, para terminarem a turnê. Devido ao enorme entrosamento em 2006 elas regravam grandes sucessos dos 2 primeiros álbuns e lançam um CD chamado Extended Versions, com a inédita Little Voices, ainda no mesmo ano elas finalmente lançam, por um selo independente o álbum de inéditasLive and Learn.

Em 2008 foi lançado o primeiro álbum oficial ao vivo, com a nova formação Live in Sweden.

Neste meio tempo…[editar | editar código-fonte]

Em 2005, o programa Bands Reunited, do canal VH1, reúne todas as 4 integrantes originais para um reality show, onde elas relembram os bons momentos e resolvem os maus-entendimentos do passado. No final elas brindam o público com performance ao vivo.

No final de 2012, Jan Kuehnemund estava planejando reunir a Vixen com sua formação clássica com Janet Gardner, Share Pedersen e Roxy Petrucci, que desde então se reuniu em JSRG com o guitarrista Gina Stile. No entanto, em janeiro de 2013, poucos dias antes eles estavam prestes a fazer o anúncio oficial de sua reunião, Kuehnemund foi diagnosticada com câncer. O diagnóstico de câncer forçou a adiar o anúncio por tempo indeterminado, até que, possivelmente, quando Kuehnemund fosse totalmente recuperada e livre do câncer. Infelizmente, os planos de uma reunião de pleno direito se tornou impossível, porque em 10 de outubro de 2013, depois de nove meses lutando contra o câncer, Jan Kuehnemund faleceu aos 51 anos de idade.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Trilhas sonoras[editar | editar código-fonte]

  • Hardbodies - (1984) com as canções "Runnin'", "Give It a Chance", "Mr. Cool", "Be with Me", "Maria", "Computer Madness"[1]
  • Beverly Hills, 90210 - (1991) episódio "Slumber Party"[2] com a canção "Streets in Paradise"[3]
  • Beavis and Butt-head - (1994) episódio "Wall of youth"[4] com a canção "Edge of a Broken Heart"[3]

Videografia[editar | editar código-fonte]

Videos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [1] (em inglês). Internet Movie Database.
  2. [2] (em inglês). Internet Movie Database.
  3. a b [3] (em inglês). Internet Movie Database.
  4. [4] (em inglês). Internet Movie Database.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.