Vladimir Ilyushin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vladimir Ilyushin
Nascimento 31 de março de 1927
Moscovo
Morte 1 de março de 2010
Moscovo
Sepultamento Cemitério Khimki
Cidadania União Soviética, Rússia
Progenitores
Alma mater
Ocupação piloto, piloto de teste, escritor, Merited Test Pilot of the USSR
Prêmios
Lealdade União Soviética

Major General Vladimir Sergeyevich Ilyushin (em russo: Владимир Серге́евич Ильюшин) (31 de março de 1927, Moscou  – 1º março de 2010) foi um general soviético, importante piloto de testes e filho do engenheiro aeroespacial Sergei Ilyushin. Ilyushin passou a maior parte da sua carreira trabalhando como piloto de testes para a Sukhoi. Em 1961, Ilyushin foi objeto de falsos rumores de que ele, em vez de Yuri Gagarin, teria sido o primeiro homem a viajar pelo espaço. De acordo com a teoria da conspiração, a sua missão não tivera sucesso, e a União Soviética teria então encoberto a história. Nenhuma fonte fiável desde a abertura de informações da glasnot confirmou essa história.[1] Vladimir Ilyushin foi também o primeiro presidente da Federação Soviética de Rugby, e entrou postumamente para o Hall da Fama da International Rugby Board em 2013.

Carreira como piloto de testes[editar | editar código-fonte]

Piloto da força aérea, Ilyushin chegou ao posto de Major da Força Aérea Soviética, com mais de 6 mil horas de voo e participação no programa espacial soviético. Ele pilotou o voo inaugural dos caças Sukhoi Su-11 (1958), Т-5 (1958), Su-15 (1962), Su-17 (1966), Su-24 (1967), Т-4 (1972), Su-25 (1975) e do famoso Su-27 (1977).

Contato com o rugby[editar | editar código-fonte]

Ilyushin teve seu primeiro contato com o rugby na década de 1940, enquanto estudava no Instituto de Aviação de Moscou. De acordo com a International Rugby Board (IRB), "Seu amor pelo esporte foi imediato, e permaneceu com ele pelo resto de sua vida." Ele passou a dedicar então sua carreira ao rugby, o que fez dele, segundo o presidente do IRB Bernard Lapasset, "um verdadeiro pioneiro do Rugby na Rússia". No dia 31 de Março 1967 (seu 40º aniversário), fundou a Federação Soviética de Rugby, e foi nomeado seu primeiro presidente. Seu papel de difundir o rugby na força aérea soviética também foi notável, introduzindo o esporte na Academia Yuri Gagarin (atual VVA, um dos maiores clubes da Rússia). Após a dissolução da União Soviética, Ilyushin foi um dos fundadores da Federação de Rugby da Rússia. Ilyushin ainda viu a Rússia se classificar à Copa do Mundo de Rugby de 2011, mas faleceu dois dias após o feito, em 2 de março de 2010. Em fevereiro de 2013, Ilyushin foi introduzido no Hall da Fama do IRB durante a o sorteio de grupos da Copa do Mundo de Rugby, em Moscou.

Honrarias e condecorações[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.