Vladimir Ilyushin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Março de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Vladimir Ilyushin
Владимир Сергеевич Ильюшин
Militar e piloto de testes da URSS
Nacionalidade União das Repúblicas Socialistas Soviéticas Soviético
Nascimento 31 de março de 1927
Moscou, União Soviética
Morte 1 de março de 2010 (82 anos)
Moscou, Rússia
Patente militar Major General


Major General Vladimir Sergeyevich Ilyushin (em russo: Владимир Серге́евич Ильюшин) (31 de março de 1927, Moscou  – 1º março de 2010) foi um general soviético, importante piloto de testes e filho do engenheiro aeroespacial Sergei Ilyushin. Ilyushin passou a maior parte da sua carreira trabalhando como piloto de testes para a Sukhoi. Em 1961, Ilyushin foi objeto de falsos rumores de que ele, em vez de Yuri Gagarin, teria sido o primeiro homem a viajar pelo espaço. De acordo com a teoria da conspiração, a sua missão não tivera sucesso, e a União Soviética teria então encoberto a história. Vladimir Ilyushin foi também o primeiro presidente da Federação Soviética de Rugby, e entrou postumamente para o Hall da Fama da International Rugby Board em 2013.

Carreira como piloto de testes[editar | editar código-fonte]

Piloto da força aérea, Ilyushin chegou ao posto de Major da Força Aérea Soviética, com mais de 6 mil horas de vôo e participação no programa espacial soviético. Ele pilotou o voo inaugural dos caças Sukhoi Su-11 (1958), Т-5 (1958), Su-15 (1962), Su-17 (1966), Su-24 (1967), Т-4 (1972), Su-25 (1975) e do famoso Su-27 (1977).

Contato com o rugby[editar | editar código-fonte]

Ilyushin teve seu primeiro contato com o rugby na década de 1940, enquanto estudava no Instituto de Aviação de Moscou. De acordo com a International Rugby Board (IRB), "Seu amor pelo esporte foi imediato, e permaneceu com ele pelo resto de sua vida." Ele passou a dedicar então sua carreira ao rugby, o que fez dele, segundo o presidente do IRB Bernard Lapasset, "um verdadeiro pioneiro do Rugby na Rússia". No dia 31 de Março 1967 (seu 40º aniversário), fundou a Federação Soviética de Rugby, e foi nomeado seu primeiro presidente. Seu papel de difundir o rugby na força aérea soviética também foi notável, introduzindo o esporte na Academia Yuri Gagarin (atual VVA, um dos maiores clubes da Rússia). Após a dissolução da União Soviética, Ilyushin foi um dos fundadores da Federação de Rugby da Rússia. Ilyushin ainda viu a Rússia se classificar à Copa do Mundo de Rugby de 2011, mas faleceu dois dias após o feito, em 2 de março de 2010. Em fevereiro de 2013, Ilyushin foi introduzido no Hall da Fama do IRB durante a o sorteio de grupos da Copa do Mundo de Rugby, em Moscou.

Honrarias e condecorações[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.