Vladimír Remek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vladimír Remek
Vladimír Remek
Nascimento 26 de setembro de 1948 (75 anos)
České Budějovice, Tchecoslováquia
Hoje República Tcheca
Nacionalidade tcheco
Carreira espacial
Cosmonauta do Intercosmos
Seleção 1973
Missões Soyuz 28
Insígnia da missão Insígnia Soyuz 28
A cápsula do voo de Remek em exposição em Praga.

Vladimír Remek (České Budějovice, 26 de setembro de 1948) foi a primeira pessoa não-soviética ou não-norte-americana a ir ao espaço.

Oficial das forças armadas da antiga Tchecoslováquia, inaugurou a presença no espaço de cidadãos de outras nacionalidades ao participar da tripulação da nave Soyuz 28, em 2 de março de 1978.

Antes de sua viagem espacial pioneira, Remek era um oficial graduado pela Academia da Força Aérea da Tchecoslováquia e piloto de jatos de combate.

Em 1973, foi selecionado para o corpo de cosmonautas do programa espacial Intercosmos, um programa político-científico do governo da ex-URSS, de integração de oficiais militares e cientistas de outros países do Pacto de Varsóvia ao programa espacial soviético, sendo o primeiro escolhido para ir ao espaço. Após seu voo, ele e seu companheiro, o cosmonauta soviético Aleksei Gubarev, foram agraciados com a medalha de Herói da União Soviética.

Em 1991 ele se tornaria diretor do Museu de Aviação e Astronáutica de Praga e funcionário graduado da embaixada da Tchecoslováquia em Moscou. A partir de 1995, tornou-se representante de vendas em Moscou de uma fábrica tcheca de motocicletas e armas de fogo.

Remek foi eleito duas vezes para o Parlamento Europeu, representando como candidato independente o Partido Comunista da Boêmia e Morávia, exercendo hoje o cargo de deputado.

Posteriormente, o asteróide 2552 Remek foi batizado em sua homenagem.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]