Vladislau III da Polônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Vladislau III da Polónia

Vladislau III (em polaco: Władysław; em húngaro: Ulázló) (Cracóvia, 31 de outubro de 1424 — Varna, 10 de novembro de 1444) foi rei da Polônia (1434-1444) e rei da Hungria (1440-1444, como Vladislau I). Morreu na batalha de Varna, travada contra os otomanos.

Sua vida em Portugal de acordo com uma lenda[editar | editar código-fonte]

Encontro de São Joaquim a Santa no Jardim Dourado.

De acordo com uma lenda portuguesa Władysław sobreviveu à Batalha de Varna (embora os turcos afirmaram ter sua cabeça e o seu corpo, tal como a sua armadura real, nunca foi encontrado) e, em seguida, terá viajado em segredo para a Terra Santa. Aí terá se tornado cavaleiro de Santa Catarina do Monte Sinai e, em seguida, se terá estabelecido na Madeira[1] . Lá o rei Afonso V de Portugal concedeu-lhe as terras em Cabo Girão, distrito da Ilha da Madeira, sem pagar aluguer para o resto de sua vida. Na ilha era conhecido como Henrique Alemão (Henrique, o alemão) e casou-se com Senhorinha Anes (o rei de Portugal que era o seu melhor amigo, foi o padrinho [2] ), que lhe deu dois filhos. Ele estabeleceu a igreja de Santa Catarina e Santa Maria Madalena em Madalena do Mar (1471) [3] [4] . Lá, ele foi retratado em uma pintura como São Joaquim reunindo-se com Santa Ana no Jardim doirado, numa pintura de Mestre da Adoração de Machico, no início do século XVI[1] .

Referências

  1. a b São Joaquim e Santa Ana, Museu de Arte Sacra do Funchal.
  2. [ A Lenda...
  3. Henrique Alemão- Ladislau III da Polónia Lenda ou História?
  4. Diocese do Funchal, Igreja Santa Maria Madalena em Madalena do Mar.


Precedido por
Alberto
Rei da Hungria
14401444
Sucedido por
Ladislau V
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.