Vladislau I da Valáquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vladislau I
Voivoda da Valáquia
Estátua de Vladislau em Curtea de Argeş
Governo
Reinado novembro de 13641377
Antecessor Nicolau Alexandre
Herdeiro Radu I
Sucessor Radu I
Dinastia Casa de Bassarabe
Títulos Vlaicu-Vodă
Vida
Nascimento 1325
Valáquia
Morte 1377 (52 anos)
Valáquia
Filhos possivelmente Vlad I (ilegítimo)
Pai Nicolau Alexandre
Mãe Maria Lackfy

Vladislau I (em búlgaro: Владислав I; em romeno: Vladislav I Vlaicu[1] ) da dinastia Bassarabe, conhecido também como Vlaicu-Vodă (1325-1377) foi um voivoda do Principado da Valáquia (parte do território da moderna Romênia) entre 1364 e 1377. O seu reinado foi marcado pela paz com a Hungria e por um desenvolvimento económico, assim como pelo fomentar as boas relações com os Sérvios e os Búlgaros.

Valáquia entre os séculos XIII e XVI.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ladislau era filho de Nicolau Alexandre da Valáquia e da sua esposa ortodoxa Maria Lackfy. Ele era um vassalo do imperador da Bulgária João Alexandre[2] (seu tio, devido ao casamento de Teodora, sua tia, irmã de Nicolau Alexandre, com este czar). Em 1369, Vladislau I conquistou Vidin e reconheceu Luís I da Hungria como seu novo senhor em troca de Severin, Amlaş e Făgăraş. Em 1373, Luís I retomou Severin , mas os valáquios conseguiram recuperar a região entre 1376 e 1377.

No final do ano de 1369, Ladislau enfrentou vitoriosamente, apoiado pela Transilvânia, a primeira incursão turca no Principado da Valáquia.

As relações entre o Principado e o Reino da Hungria melhoraram e Ladislau aceitou, em 1369, após a intervenção da madrasta Clara Dobokay e a recomendação do Papa Gregório XI, receber um bispo católico. Em c.1365 foram cunhadas as primeiras moedas de prata.

Em 1374, favoreceu a construção do Mosteiro de Vodita para o monge Nicodim. Este mosteiro é a primeira construção deste tipo na Olténia.

Ladislau faleceu em data incerta no ano de 1377 e foi sucedido pelo irmão, Radu. Ele foi enterrado perto do pseudo-túmulo de seu avô na igreja (romeno Biserica Domneasca ) de São Nicolau de Curtea de Argeş.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Ladislau não casou nem teve descendência legítima, mas deixou (possivelmente) um filho ilegítimo [3] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Nicolau Alexandre
Príncipe da Valáquia
1364 – 1377
Sucedido por
Radu I

Referências

  1. Angelov 1982, p. 331
  2. Bakalov, Istorija na Bǎlgarija, "Dobrotica (neizv.–okolo 1385)"
  3. Iliescu, Octavian Vlad Ier, voïvode de Valachie: le règne, le sceau et les monnaies - dans: Revue roumaine d'histoire, vol. 27 (1988), p. 73-105.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Vladislau I da Valáquia

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Angelov, D.. História da Bulgária: Segundo Império Búlgaro. [S.l.]: BAN, 1982. vol. Tomo III.