Vlastimir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Abril de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Vlastimir 836 - 863 (em sérvio cirílico ‘‘‘Властимир’’’) foi um príncipe da Sérvia medieval. Foi o filho caçula de Kurve, príncipe da Sérvia Branca, que guiou os sorábios (antigos sérvios) da Lusácia até o território do Império Bizantino, contratados para defendê-lo como mercenários. Foi também o fundador da dinastia Vlastimirović. Seu pai era Próssigos. Teve três filhos varões, Mutimir, Strojimir, Gojnik, além de uma menina. A filha tomou por marido o príncipe Craína, filho de Belói, duque da Travúnia.

Revolta contra bizantinos[editar | editar código-fonte]

No século IX, os bizantinos não estavam fortemente instalados na Sérvia: tinham apenas alguns mercenários nas suas praças-fortes. Já os príncipes sérvios tinham importantes forças armadas e assim uma importante autoridade administrativa e jurídica sobre a população. Esta situação, em vez de aliviar a população sérvia, levou certos príncipes hostis à catequese cristã a organizar um movimento de independência total no que diz respeito a Constantinopla. No final do reinado de Vlastimir, as forças antibizantinas organizam-se, e os príncipes recebem a ajuda dos mercadores que sofriam mais das taxas bizantinas. As forças antibizantinas aproveitaram da guerra em oriente de Bizâncio para fazer o seu golpe de força, em algumas semanas. Todos os missionários bizantinos, bem como os seus lugares fortes, estavam às mãos dos Sérvios. Os Bizantinos foram surpreendidos totalmente por esta rapidez de execução.

Guerra contra os búlgaros[editar | editar código-fonte]

A Bulgária tinham adquirido a sua autonomia no que diz respeito a Bizâncio antes dos sérvios. Considerando como destino de unir sob a sua bandeira todos os eslavos do sul, decidiram atacar a Sérvia. Durante três anos de sequência, levaram todas as forças contra a Sérvia. Para combater-o, os sérvios decidiram continuar a ser cortados nas suas florestas e as suas montanhas, e o Búlgara, em território inimigo, puderam nunca ocupar só uma lugar forte sérvio. À extremidade dos três anos de guerra, abandonaram a ideia de unidade dos eslavos meridionais.

Fim do reinado Vlastimir[editar | editar código-fonte]

Após a vitória dos bizantinos sobre a Bulgária, Vlastimir tornou-se Príncipe dos Sérvios, e teve um fim de reinado tranqüilo.

Ligações internas[editar | editar código-fonte]