Volante (futebol)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
O volante Gilberto Silva em atuação pelo Arsenal.

Volante (português brasileiro) ou trinco (português europeu) é uma posição de um jogador de futebol. O termo tem sido usado também como uma generalização para as várias posições defensivas do meio-campo. A posição é muitas vezes confundida com cabeça-de-área. Porém, volante é, em geral, uma posição mais central, enquanto o cabeça-de-área fica mais a frente da defesa.

No campo, o volante se posiciona na linha de centro, fazendo a saída de bola da defesa para o ataque. Além disso, também tem a função de recuperar a bola.

No Brasil, volantes são também conhecidos como centromédio, médio-volante, mediano , meio-armador dependendo da sua forma de atuação. Em Portugal são também chamados como médio defensivo e trinco.

O nome não deve ser confundido com a denominação volante na língua espanhola, usada para indicar todos os participantes do meio-campo, em algumas situações englobando até os meia-armadores.

Primeiro-volante[editar | editar código-fonte]

O primeiro-volante, também conhecido por cabeça de área, é o volante que atua a frente do goleiro, mais recuado que os outros. Também são conhecidos como volantes de contenção. Popularmente, alguns cabeças de área são chamados de cabeças de bagre devido à pouca habilidade e técnica necessária para desempenhar a função. Contudo, é muito comum também a utilização de volantes habilidosos, facilitando a rotatividade dentro de campo.

O primeiro-volante, além de marcar, pode ter como função desempenhar o papel do falso líbero. Isto é, em um esquema com quatro defensores, como o 4-4-2, um dos dois, forma com os outros dois zagueiros um trio defensivo, dando aos laterais maiores possibilidades de ataque. O volante que marca bem diminui a pressão sobre a defesa, porém o futebol moderno exige do volante um bom passe, porque a bola precisa chegar ao meias em boas condições para construir as jogadas de ataque. No novo futebol o volante esta se tornando o chamado homem do primeiro passe.

Segundo-volante[editar | editar código-fonte]

O segundo-volante é o meio-campista que atua cumprindo as funções de auxiliar o primeiro-volante na marcação dos meias adversários e amparar os meias de sua equipe a criar as jogadas de ataque, organizar o meio-de-campo e distribuir os passes. Ele faz a ligação entre a parte defensiva e a ofensiva do meio-de-campo recebendo a bola de um jogador de defesa (geralmente o primeiro-volante) e repassando-a a algum meia do time.Quando o lateral sair pro jogo o volante tem que ficar na posição do mesmo.

Médios[editar | editar código-fonte]

Os médios são muita das vezes responsáveis pela criação das jogadas. Atuando a partir do campo do adversário, independente do lado ou centro, estes atletas são muito importantes pela participação e criação das jogadas e são aqueles que possuem uma certa técnica acima do nível dos que estão em campo, dão melhores passes, tem melhor visão de jogo, participam e ou iniciam as jogadas para a conclusão de Gol para os meias-atacantes , atacantes, cetro-avante, além de também serem bons na marcação homem a homem dentro de campo.

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.