Voleibol paralímpico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Voleibol Paraolímpico)
Garoto jogando voleibol sentado

O Voleibol para atletas com deficiência entrou nos Jogos Paraolímpicos como desporto de "demonstração" para amputados em 1976, em Toronto, no Canadá.

Voleibol paraolímpico[editar | editar código-fonte]

O vôlei sentado surgiu em 1956 e destacou nos Jogos Paraolímpicos na sexta edição do evento, realizada em 1980, em Arnhem, nos Países Baixos.

No voleibol Paraolímpico sentado, a rede tem cerca de 1,15 metro de altura (masculino) e 1,05 (feminino), e o campo tem 10 x 6 metros, com uma linha de ataque de 2 metros.

É permitido aos jogadores bloquear os serviços. No voleibol sentado, competem atletas amputados, principalmente de membros inferiores (muitos são vítimas de acidentes de trânsito) e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora (sequelas de poliomielite, por exemplo). A quadra se divide em zonas de ataque e defesa. É permitido o contato das pernas de jogadores de um time com os do outro, porém as mesmas não podem atrapalhar o jogo do adversário. O contato com o chão deve ser mantido em toda e qualquer ação, sendo permitido perdê-lo somente nos deslocamentos.

Cada jogo é decidido em melhor de cinco sets, vencendo o time que marcar 25 pontos no set. Em caso de empate, ganha o primeiro que abrir dois pontos de vantagem. Há ainda o tie break de 15 pontos.

O voleibol paralímpico é organizado internacionalmente pela Organização Mundial de Voleibol para Deficientes (WOVD). No Brasil, a modalidade é administrada pela Associação Brasileira de Voleibol Paralímpico (ABVP).

O sistema de classificação funcional do voleibol é dividido, portanto, entre amputados e les autres.O Voleibol para atletas com deficiência entrou nos Jogos Paraolímpicos como desporto de "demonstração" para amputados em 1976, em Toronto, no Canadá.

É também um jogo muito importante para a inserção do deficiente físico nos jogos.

Voleibol em pé[editar | editar código-fonte]

No voleibol paraolímpico em pé, uma mistura de deficiências podem ser representadas no campo a todo o tempo, para igualar o nível do jogo. Tem quatro jogadores em cada time.

Regras do vôlei sentado[editar | editar código-fonte]

Atletas com as seguintes deficiências podem competir no voleibol paraolímpico sentado ou no voleibol paraolímpico em pé: amputados, lesões na medula espinhal, paralisia cerebral, e também as lesões cerebrais e os que já sofreram acidentes vasculares cerebrais, com paralisia muscular, etc.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre voleibol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.