Volisios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Volisios foi um rei celta que reinou no século I ap. J.-C. sobre o povo dos coritanos, nas Terras médias do Leste da atual Inglaterra.

Proto-história[editar | editar código-fonte]

Os coritanos foram um povo poderoso cultura bretônica localizado, segundo Venceslas Kruta, em Lincolnshire, em Leicestershire, em Nottinghamshire e parcialmente em Humberside. Tinham por vizinhos os Brigantes ao norte, os icenos e os Catuvelaunos ao sul. Os coritanos muito rapidamente chegaram e adotaram a cunhagem, porque o período de emissão vai de 70 av. J.-C. à 45 ap. J.-C.

Estas são as inscrições nas moedas que atestam a existência de Volisios, tão bem quanto os outros membros da linhagem de soberanos. É mencionado em três séries de moedas, datadas de 45 ap. J.-C. com três outros reis: Dumnovellaunus, Dumnocoveros e Cartivelios. Um lote importante de moedas descobertos em Yorkshire poderia indicar um deslocamento de Volisios e dos coritanos em direção ao norte, durante a conquista da ilha da Grã Bretanha pelos romanos.

Fontes[editar | editar código-fonte]