Volkswagen Caminhões e Ônibus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Volkswagen Caminhões e Ônibus
Volkswagen Caminhões e Ônibus
Razão social Volkswagen Truck and Bus
Subsidiária
Slogan Sob medida para conectar você ao futuro.
Atividade Indústria automobilística
Fundação 1981 (43 anos)
Sede Resende, Rio de Janeiro,  Brasil
Área(s) servida(s) América Latina, África e Oriente Médio
Presidente Roberto Cortes
Pessoas-chave Roberto Cortes
Produtos Caminhões, Ônibus
Empresa-mãe Traton
Website oficial www.vwco.com.br

Volkswagen Caminhões e Ônibus é uma empresa brasileira fabricante de veículos comerciais com sede em Resende, Rio de Janeiro, e uma subsidiária da Traton. A empresa foi fundada em 1981, após a compra de ações da Chrysler Motors do Brasil.

Originalmente fazia parte da divisão Volkswagen Commercial Vehicles do Grupo Volkswagen. Em 1 de janeiro de 2009, foi vendida para a MAN SE e formou sua divisão MAN Latin America. Em agosto de 2021, a MAN SE foi incorporada à Traton, passando esta última a ser proprietária direta e controladora da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

História[editar | editar código-fonte]

A Chrysler do Brasil, fabricava desde 1969 três modelos de caminhões Dodge; o grande D-700, o médio D-400, e a pick-up D 100 (1969 a 1971).[1]

A Volkswagen AG, em 1975 adquire poucas ações da Chrysler Motors do Brasil Ltda. que em 1980, compra todas as ações e muda o nome da empresa para Volkswagen Caminhões Ltda., lançando o primeiro caminhão em novembro de 1981.

Isto sinalizou uma nova era na Volkswagen, na produção de veículos pesados que cobria a faixa de PBT de 5 até 45 ton.

A Volkswagen Commercial Vehicles passou a ter o controle da divisão de Caminhões e Ônibus em 2000. Desde aquele tempo, a VWCV procurou expandir o mercado para outras regiões, além da própria América do Sul.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

VW Constellation

Os caminhões e ônibus Volkswagen são produzidos no Brasil (em Resende) e mandados em regime CKD para África do Sul, México e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Novos mercados estão sendo vistos nas regiões do Oriente Médio e Austrália.

A Volks Caminhões lançou na primavera de 2005 sua nova série de caminhões, a Constellation, com nova cabine (não mais baseada na cabine MAN da década de 1970) com PBT entre 33 a 45 ton., futuras versões poderão ter PBT de 57 ton.

Atualmente a VW Caminhões e Ônibus faz parte do grupo Traton.

Volkswagen Volksbus[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Volkswagen Volksbus

Linha de produtos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]