Volkswagen Polo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Volkswagen Polo
Volkswagen Polo 9N3-Facelift-GP.jpg VW Polo 2006
Visão Global
Nomes
alternativos
Volkswagen Derby (mexico)
Produção 2002 - 2013
Fabricante Volkswagen
Modelo
Classe Compacto premium
Sedan Compacto
Carroceria Sedan 4 portas e Hatch 4 portas
Ficha técnica
Motor 1.0 16v
1.6 8v
2.0 8v , 1.8T
Transmissão 5 Marchas
Modelos relacionados
Fiat Punto
GM Corsa
Ford Fiesta
Citroen C3
Peugeot 207
Tanque 45L
Cronologia
Último
Último
Volkswagen Polo Classic
*Volkswagen Pointer
Volkswagen Santana (Nova Geração)
Próximo
Próximo
VW Polo alemão de 1980
VW Polo 2007
VW Polo Sedan

O atual Volkswagen Polo é um automóvel fabricado pela Volkswagen, desde 2002, no Brasil e desde 1975 na Alemanha.

Saiu de linha no Brasil em março de 2014.

A época, representou um avanço em termos de qualidade de produção na Volkswagen brasileira pois trouxe inovações como corte de chapas e soldas feitas a laser, o que aumentou a qualidade construtiva e a rigidez estrutural bem como diminuiu o volume de solda utilizado e consequentemente o custo final de montagem.

O Polo brasileiro não tem todo o refinamento tecnológico presente no modelo europeu, contudo incorpora a razoável tecnologia em termos de segurança passiva e ativa (4 estrelas para adultos e 1 estrela para pedestres EuroNCAP). Dentre os componentes de segurança presentes destacam-se os airbags (opcional) e a célula de absorção de impacto de deformação programada. A partir de 2004 o modelo foi dotado de motorização flexível em combustível (Flex), que pode queimar tanto álcool quanto gasolina, em qualquer proporção.

O atual Polo brasileiro também se tornou base de estilo para demais produtos da Volkswagen brasileira, pois cedeu sua plataforma para a construção do Volkswagen Fox e a partir de 2008 essa plataforma passou a ser utilizado no Volkswagen Gol

Até março de 2014, o Polo estava disponível na configuração hatchback e sedan, sendo produzido na planta de São Bernardo do Campo (SP). O Polo Hatch/Sedan fabricados no Brasil eram exportados para toda América Latina, com grande êxito em mercados como México, Chile e na América Central. Todavia, não foi comercializado na Argentina, já que no país vizinho a VW produzia a antiga geração do Polo europeu, com a velha plataforma do Seat Cordoba, lançada em 1995 e que sobreviveu até 2010 com algumas pequenas maquiagens, e sobretudo por seu custo benefício no país vizinho. O Polo argentino já foi vendido no Brasil no fim da década de 1990 com o nome de Polo Classic mas não obteve sucesso, deixou de ser importado com o lançamento do modelo nacional, muito mais moderno e alinhado com o Polo europeu. Atualmente o Polo Classic argentino é exportado ao México com o nome de VW Derby. No fim de 2006 o Polo Hatch e Sedan brasileiros passaram por uma reforma visual que os alinhou com o estilo do modelo europeu, aumentando ainda mais o cacife do modelo VW para brigar pela liderança dos compactos Premium.
No primeiro trimestre de 2009 foi lançado na Europa a quinta geração do modelo, com desenho fortemente inspirado no Volkswagen Scirocco. A imprensa especializada cogita que o modelo não venha para a América Latina nem vá aos Estados Unidos, mas será desenvolvida uma versão especialmente para estes mercados, tendo em vista o gosto dos locais, por carros de maior espaço, devido a faixa de preço que o Polo ocupa.

Versão G40[editar | editar código-fonte]

Uma versão com compressor chamada Volkswagen Polo G40 foi lançada em Maio de 1991. Baseada num design já com nove anos quando foi lançada, foi bastante vendida em algumas partes da Europa, onde uma grande percentagem desses carros ainda circulam.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Ao final de 1996, houve uma versão sedan do Polo europeu de 3a. geração, chamada de Polo Classic, que vinha para o Brasil importada da Argentina. Essa versão deixou de ser importada com o lançamento da linha Polo brasileira, em 2002, contudo, permanece sendo vendida no México, com o nome de Volkswagen Derby, onde coexiste com a versão sedan atual, que é exportada para o México vinda do Brasil. Assim como os gêmeos Volkswagen Apollo e Ford Verona dos anos 90, o Polo Classic também tinha uma versão idêntica importada da Espanha, mas com a insígnia de Seat Córdoba, fabricado pela Seat subsidiária da Volkswagen na Espanha, versão esta que também deixou de ser trazida para o Brasil após ser reestilizada na Espanha.

Competições[editar | editar código-fonte]

Apesar de muito popular e de ser comercializado em muitos países, o Polo participa de poucas competições. Na Índia é produzida a versão Polo Cup, equipado com motor 1.6 common-rail diesel, de 130 cavalos de potência e câmbio manual de seis marchas. Fará sua estréia automobilística em junho.[1]

Polos Mark IV tiveram participações no Campeonato Mundial de Rali Júnior (JWRC).

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Volkswagen Polo é apresentado na Índia, junto com o Polo Cup - Notícias Automotivas - Carros. noticiasautomotivas.com.br. Página visitada em 18 de outubro de 2010.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Volkswagen Polo