Volkswagen Saveiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Volkswagen Saveiro
Volkswagen Saveiro
Visão geral
Nomes
alternativos
Volkswagen Pointer Pick-Up Volkswagen Gol Pick-Up
Produção 1982 - presente
Fabricante Volkswagen
Modelo
Classe Picape leve
Carroceria Picape
Ficha técnica
Motor EA-111 VHT 1.6 8V Flex (101/104 cv)
EA-211 MSI 1.6 16V Flex (110/120 cv)
Plataforma Volkswagen Gol
Transmissão manual, 5 marchas; tração dianteira
Modelos relacionados Volkswagen Gol
Volkswagen Voyage
Volkswagen Parati
Chevrolet Chevy 500
Chevrolet Corsa Pickup
Chevrolet Montana
Fiat Strada
Fiat Fiorino
Ford Courier
Ford Pampa
Fiat City
Dimensões
Comprimento 4.493 mm
Entre-eixos 2.75 mm
Largura 1.708 mm
Altura 1.497 mm
Peso 1020 kg

Saveiro é um utilitário leve, que faz parte da linha Gol, fabricado pela Volkswagen.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Saveiro G1 (quadrada)

No início dos anos 80 a família Gol já possuía um relativo sucesso mas faltava algo, sendo que a Fiat e Ford já tinham suas respectivas pick-ups Fiorino e Pampa, e a Volkswagen vendo esta necessidade, após o árduo desenvolvimento era lançada em setembro de 1982[2] a Saveiro. O nome foi inspirado em uma embarcação nordestina que transporta passageiros e carga fazendo jus a funcionalidade do carro. Lançada com o DNA do Gol, o velho motor boxer 1.6 refrigerado a ar, um motor confiável porém ultrapassado, seus concorrentes eram mais modernos e tinham refrigeração a água, a VW introduziu o propulsor refrigerado a água na linha 1985.

Também foi fabricada com motorização diesel, exclusivamente para exportação pois a legislação brasileira na época já proibia o uso deste combustível em veículos de passeio, permitindo apenas em utilitários com capacidade de carga superior a 1000 kg ou com tração nas 4 rodas. Para exportação recebeu os motores 1.5, 1.6 (vindo da Kombi Diesel) e o 1.9 (originário do Golf). Até hoje são muito procuradas e valorizadas as adaptações feitas por proprietários com o motor 1.6 da Kombi diesel, visto que seu consumo é muito baixo (atingindo 20 km/l na cidade). Há versões desta também com cabine dupla, feita por concessionárias.

Era o utilitário leve mais vendido do Brasil até em 2002, quando perdeu o posto para a Fiat Strada.

No início de 2010 a pick-up estreou a sua quinta geração seguindo o mesmo caminho do Novo Gol e Novo Voyage, assim tentando recuperar a liderança nesse segmento. Atualmente a Fiat Strada lidera absolutamente na categoria. A Chevrolet Montana, era a segunda colocada, a VW Saveiro vinha logo em terceiro, já em maio de 2010 a Saveiro conseguiu chegar na segunda posição de utilitários vendidos, alcançando 5.649 emplacadas, três posições abaixo de sua principal concorrente a Fiat Strada.

Na nova geração o modelo passou por uma reformulação total. Adotou nova dianteira e traseira, tanto na carroceria, quanto suspensão, freios e motorização. A antiga disposição do motor na longitudinal foi aposentada, dando lugar ao motor transversal de 101/104 cv (gasolina/etanol, respectivamente). A suspensão foi remodelada, com bastante semelhança aos mais recentes veículos da marca, para um melhor rendimento tanto carregada quanto vazia. O sistema de câmbio melhorou seus engates com a mudança. O interior sofreu as mesmas alterações feitas no Novo Gol e Novo Voyage, novo painel, novo quadro de instrumentos, novo acabamento interno. Para o lançamento do novo modelo a Volkswagen lançou 2 configurações de carroceria: cabine estendida e cabine simples. Em 2010 a Volkswagen decidiu lançar a nova versão do modelo: Saveiro Cross que conta com a cor Laranja Atacama (a mesma usada no lançamento do novo CrossFox). Em 2013 a Volkswagen lançou a Saveiro geração 6 que segue o novo padrão global da marca, ficando com traços do Gol e Voyage, tendo como mudança apenas um aplique abaixo de sua grade frontal em sua versão Trend, e algumas mudanças na versão topo de linha Cross.

Em 2014, a Volkswagen lançou a Saveiro Cabine Dupla para concorrer com sua principal rival, a Fiat Strada. A Saveiro, no entanto, é homologada para levar cinco passageiros, enquanto a Strada leva apenas quatro, além de ter algumas tecnologias que a concorrência não tem, como freio a disco nas quatro rodas, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico de diferencial e freios ABS com função off-road. Em 2016, a Saveiro passa por novo facelift e ganha nova frente exclusiva com faróis, grade e para-choques novos e a traseira ganha novas lanternas e nova caçamba inspirada na Amarok. Além do interior ser todo renovado com as mesmas alterações aplicadas no Gol e Voyage com saídas de ar retangulares, botões dos vidros elétricos estreitos e central multimídia Discovery Media com GPS e compatível com os sistemas Apple Car Play e Android Auto.

Atualmente, na linha 2017, a Saveiro é oferecida nas seguintes versões: Robust, Starline, Trendline, Highline, Cross e Surf, com opção de cabine simples, estendida ou dupla. O modelo Cross vem equipado com o novo motor MSI 1.6 16V que rende 110 cavalos com gasolina e 120 cavalos com etanol, as demais versões ainda são equipadas com o antigo motor VHT 1.6 8V, que anteriormente equipava o Gol Power e o Voyage Comfortline, e produz 101 cv (gasolina) e 104 cv (etanol). Todas vêem com câmbio manual de cinco velocidades.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Volkswagen Saveiro