Volkswagen Saveiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Volkswagen Saveiro

Volkswagen Saveiro NF 2010 - front.jpg
Volkswagen Saveiro NF 2010 - rear.jpg
Visão Geral
Nomes
alternativos
volkswagen pointer pick up

volkswagen gol pick up

Produção 1982 — presente
Fabricante Volkswagen
Modelo
Carroceria Picape
Ficha técnica
Motor EA-111 VHT 1.6 8V Flex (101/104 cv)
EA-211 MSI 1.6 16V Flex (110/120 cv)
Transmissão manual, 5 marchas; tração dianteira
Modelos relacionados Volkswagen Gol
Volkswagen Voyage
Volkswagen Parati
Chevrolet Chevy 500
Corsa Pickup
Chevrolet Montana
Fiat Strada
Fiat Fiorino
Ford Courier
Ford Pampa
Dimensões
Comprimento 4.493 mm
Entre-eixos 2.75 mm
Largura 1.708 mm
Altura 1.497 mm
Peso 1020 kg
Último
Último
Próximo
Próximo

Saveiro é um utilitário leve, que faz parte da linha Gol, fabricado pela Volkswagen.

História[editar | editar código-fonte]

Saveiro G1(quadrada)

No início dos anos 80 a família Gol já possuía um relativo sucesso mas faltava algo, sendo que a Fiat e Ford já tinham suas respectivas pick-ups "Fiorino" e "Pampa", e a Volkswagen vendo esta necessidade, após o árduo desenvolvimento era lançada em setembro de 1982[1] a Saveiro. O nome foi inspirado em uma embarcação nordestina que transporta passageiros e carga fazendo jus a funcionalidade do carro.Lançada com o DNA do Gol, o velho motor boxer 1.6 refrigerado a ar, um motor confiável porém ultrapassado, seus concorrentes eram mais modernos e tinham refrigeração a água, a VW introduziu o propulsor refrigerado a água na linha 1985.

Também foi fabricada com motorização diesel, exclusivamente para exportação,a legislação brasileira na época já proibia o uso deste combustível em veículos de passeio, mas permitia em utilitários, ainda sem a denominação da capacidade de carga inferior a 1000 kg(ora modificada mais tarde) ou sem tração nas 4 rodas, recebeu os motores 1.5, 1.6 vindo da Kombi Diesel e o 1.9 originário do Golf. Até hoje são muito procuradas e valorizadas as adaptações feitas por proprietários com o motor 1.6 da Kombi Diesel, visto que seu consumo é muito baixo (atingindo 20 km/l na cidade). Há versões desta também com cabine dupla feita por concessionárias.

Era o utilitário leve mais vendido do Brasil até em 2002, quando perdeu o posto para a Fiat Strada.

Atualmente a Fiat Strada lidera absolutamente na categoria. A Chevrolet Montana, era a segunda colocada, a VW Saveiro vinha logo em terceiro, mas em maio de 2010 a Saveiro conseguiu chegar na segunda posição de utilitários vendidos, alcançando 5.649 emplacadas, três posições abaixo de sua principal concorrente a Fiat Strada. Em agosto de 2009 a pick-up estreou a sua quinta geração seguindo o mesmo caminho do Novo Gol e Novo Voyage, assim tentando recuperar a liderança nesse segmento.

Na nova geração o modelo passou por uma reformulação total. Adotou nova dianteira e traseira, tanto na carroceria, quanto suspensão, freios e motorização. A antiga disposição do motor na longitudinal foi aposentada, dando lugar ao motor transversal de 101/104 cv (gasolina/etanol, respectivamente). A suspensão foi remodelada, com bastante semelhança aos mais recentes veículos da marca, para um melhor rendimento tanto carregada quanto vazia. O sistema de câmbio melhorou seus engates com a mudança. O interior sofreu as mesmas alterações feitas no Novo Gol e Novo Voyage, novo painel, novo quadro de instrumentos, novo acabamento interno. Para o lançamento do novo modelo a Volkswagen lançou 2 configurações de carroceria: cabine estendida e cabine simples. Em 2010 a Volkswagen decidiu lançar a nova versão do modelo: Saveiro Cross que conta com a cor Laranja Atacama (a mesma usada no lançamento do novo CrossFox). Em 2013 a Volkswagen lançou a Saveiro geração 6 que segue o novo padrão global da marca , ficando com traços do Gol e Voyage. tendo como mudança apenas um aplique abaixo de sua grade frontal em sua versão trend ,e algumas mudanças na versão topo de linha cross.

Em 2014, a Volkswagen lançou a Saveiro Cabine Dupla para concorrer com sua principal rival, a Fiat Strada. A Saveiro, no entanto, é homologada para levar cinco passageiros, enquanto a Strada leva apenas quatro, além de ter algumas tecnologias que a concorrência não tem, como freio a disco nas quatro rodas, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico de diferencial e freios ABS com função off-road.

Atualmente na linha 2015 é oferecido o modelo Starline, Trendline, Highline, Cross e Surf, com opção de cabine simples, estendida ou dupla. O modelo Cross vem equipado com o novo motor MSI 1.6 16V que rende 110 cavalos com gasolina e 120 cavalos com etanol, as demais versões ainda são equipadas com o antigo motor VHT 1.6 8V, que anteriormente equipava o Gol Power e o Voyage Comfortline, e produz 101 cavalos com gasolina e 104 cavalos com etanol. Todas vêem com câmbio manual de cinco velocidades.

Referências

  1. Aniversário da Volkswagem Saveiro Jornal Gazeta do Povo - editado em agosto de 2012

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]