Volscos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Assentamentos volscos

Os volscos (em latim: volsci) foram um antigo povo itálico, de origens indo-europeias, ligado aos povos osco-úmbrios. Habitavam a região central da península Itálica (Lácio meridional.[1]) Supõe-se que os volscos fizessem parte do grupo étnico osco-umbro, assim como os oscos, umbros, samnitas, sabinos e équos, acreditando-se que, inicialmente, estivessem separados do grupo dos umbros.

A sua língua era da família itálica, uma língua indo-europeia relacionada às línguas osco-umbras, aparentada com o osco e o umbro, e de mais afastadamente com o latim. Conserva-se uma inscrição em alfabeto latino na chamada Tabula Veliterna, uma tábua de bronze do século III a.C., encontrada em Velitras e conservada no Museu Arqueológico Nacional de Nápoles, [2]na qual, em quatro linhas, a assembleia da comunidade indica o sacrifício expiatório (um boi e um asse para o vinho e outro para os copos) para quem tomara ramos ou folhagem da floresta sagrada da deusa Decluna (provavelmente equivalente a Diana).

Sua existência é conhecida através de relatos da República Romana editados no século I a.C.. Habitavam uma zona de colinas e de pântanos, no sul do Lácio, e eram vizinhos dos auruncos e samnitas ao sul; dos hérnicos a leste, e cujo território era delimitado por uma linha que partia de Norba e Cora, ao norte, indo até Âncio, ao sul. No século V a.C. controlaram o Agro Pontino (no sudoeste do Lácio, entre os colinas Albanas e o mar), antes controlado pelos latinos. A zona era rica pela sua agricultura (cereais e vides, também pesca) e controlava o caminho a sul para a Campânia (onde se construiria a Via Ápia).

O seu território, à época romana, ficou incluído no Lácio, embora os volscos fossem um povo diferente dos latinos - com os quais, além disso, frequentemente se confrontavam. Os volscos foram frequentemente aliados dos équos contra Roma, enquanto os hérnicos, a partir de 486 a.C. se aliaram a Roma. Combateram a República Romana, tendo sido dominados a partir do século IV a.C.[3] ou, mais precisamente, em 338 a.C.[1]. Tito Lívio descreve-os como do "mais ardentes na revolta que hábeis na guerra"[4] Na Eneida de Virgílio figura Camila, uma virgem guerreira volsca.

No século V a.C., a capital do território volsco era Âncio, que, na origem, fora um ópido latino. Além de Âncio, no território volsco se encontrava a cidade de Velitras (local de origem da família de Otaviano Augusto), Atina, Frosinone, Suessa Pometia[5] (Estrabão conta que a planície pomentina fora anteriormente ocupado pelos ausônios; em seguida, pelos osco-volscos[6]), Sátrico, Arpino (a cidade de Caio Mário e de Cícero), Frégelas, Sora (a cidade de Marco Atílio Régulo), Terracina, Sezze, Priverno, Ceccano e Cassino - esta última surgida posteriormente e situada nos limites entre os territórios volsco e aurunco.

Referências

  1. a b Nova Enciclopédia Portuguesa - Vol.26, pág.2464 (Ediclube, 1992).
  2. Tabula Veliterna. Museo Archeologico Nazionale di Napoli.
  3. VV.AA. Diciopedia do século 21. ISBN 978-84-8289-357-0
  4. Citação: ferocior ad rebellandum quam bellandum gens escreveu: «Tito Lívio, Ab Urbe condita libri, VII, 27.7.» Tito Lívio, Ab Urbe condita libri vii.27.
  5. Estrabão, Geografia, V, 3,4.
  6. Estrabão, Geografia, V, 3,6.
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.