Voltampere

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Volt-ampere)
A potência aparente (S) é a soma vetorial entre a potência real (P) e os vetores de potência reativa (Q)

O voltampere (português europeu) ou volt-ampère (português brasileiro) (símbolo VA) é a unidade utilizada na medida de potência aparente em sistemas elétricos de corrente alternada. Um circuito de corrente alternada diz-se que transporta uma potência aparente (S) de 1 VA quando nele circula uma corrente eficaz de 1 ampere com uma diferença de potencial eficaz de 1 volt.

Em sistemas de corrente contínua e em sistemas de corrente alternada em fase, a potência aparente é igual à potência ativa. Nestes casos, o voltampere pode também ser aplicado para potência activa (P), como equivalente ao watt.

O voltampere reativo (símbolo var) é a unidade utilizada na medida de potência reativa (Q) em sistemas elétricos de corrente alternada.

A convenção de usar o voltampere para diferenciar entre potência aparente e potência real não é suportada pela norma SI, que proíbe a utilização de símbolos de unidades com o intuito de "fornecer informação específica" sobre uma quantidade.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Brochura SI, 8.ª ed., 2006; atualizada em 2014: "Just as the quantity symbol should not imply any particular choice of unit, the unit symbol should not be used to provide specific information about the quantity […]" Secção 5.3.2.