Volusiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde julho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Volusiano
Imperador romano
Governo
Reinado 251 - 253
Antecessor Décio
Sucessor Emiliano
Vida
Nome completo Gaius Gallus Afinius Vibius Veldumnianus Volusianus

Volusiano (em latim: Gaius Gallus Afinius Vibius Veldumnianus Volusianus) foi imperador romano entre 251 e 253 juntamente com seu pai, Treboniano Galo. Ele recebeu o título de césar e iuventutis princeps em 251 quando o pai assumiu o trono junto com o co-augusto Hostiliano, filho do seu antecessor Décio. Sua mãe era Afínia Gemina Bibiana.

Em novembro de 251, no entanto, Hostiliano morreu devido a praga que assolou Roma e Volusiano foi agraciado com o título de co-augusto, mas foi reconhecido pelas tropas apenas em 253, quando foi proclamado imperador por elas. Na mesma época, Volusiano precisou lutar contra o general rebelde Emiliano, que fora proclamado imperador pelas tropas do Danúbio.

Volusiano deixou Roma juntamente com o pai e marchou para o norte à frente do exército. Ao chegarem em Interâmna, souberam que as tropas de Emiliano haviam invadido a Itália e aproximavam-se velozmente. Treboniano e Volusiano vacilaram, o que irritou as tropas e provocou uma revolta que terminou na morte de pai e filho.

Precedido por
Décio
SPQRomani.svg
Imperador romano
junto com
Treboniano Galo

251 — 253
Sucedido por
Emiliano
Ícone de esboço Este artigo sobre Roma Antiga e o Império Romano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.