Volvo XC90

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Volvo XC90
Volvo XC90 2.jpg
Visão Geral
Produção 2002 — presente
Fabricante Volvo (Geely)
Modelo
Classe Utilitário esportivo
Carroceria Monobloco
Ficha técnica
Motor 3.2 litros aspirado (gasolina )
Transmissão Automática = 04 ou 05 velocidades
Layout (2 + 3 + 2)
Dimensões
Comprimento Aprox. 4,8
Entre-eixos Aprox. 2,8
Largura Aprox. 1,9
Peso Aprox. 2.300 kg (vazio); Aprox. 2.800 kg (lotado)
Consumo Aprox. 6 km / litro / cidade (lotado) e Aprox. 8 km / litro / rodovia (lotado)
Último
Último
Próximo
Próximo


O XC90 é um sofisticado utilitário esportivo de alto-luxo da Volvo Cars sueca, equipado com uma grande variedade de itens de segurança e conforto, como freios do tipo ABS (antitravamento), controle de tração inteligente (somente as rodas que estão firmemente em contato com o solo recebem automaticamente força do motor), sistema WHIPS (sistema passivo de amortecimento nos bancos contra impactos, procurando evitar lesões principalmente na altura do pescoço dos ocupantes do veículo), vários air-bags espalhados pelo habitáculo do veículo, ar-condicionado e aquecedor, etc.

A opção de motorização aspirada 3.2 litros (cilindrada) da marca Yamaha que equipa requintado Volvo XC90 é compacta, leve e eficiente. O bloco do motor é produzido em liga de alumínio e disposto em posição transversal, o que significa mais segurança em caso de colisões frontais, pois nesta posição a probabilidade do bloco invadir o habitáculo de passageiros do carro é bem menor.

Porém, as opções de versões do XC90 com motorizações 4.4 litros aspirada, 2.5 litros turbo e 2.9 litros turbo não estão mais disponíveis atualmente no Brasil para venda nas concessionárias de veículos novos da marca. Essas versões estão disponíveis somente no mercado de automóveis usados.

A elegante carroceria desenhada para sete ocupantes, incluindo motorista, foi projetada dentro do conceito monobloco, para absorver melhor os impactos em acidentes, com o mínimo possível de deformações dentro do habitáculo de passageiros, resultando em mais segurança que outros modelos de carrocerias de automóveis construídas sobre chassi.

O Volvo XC90 está equipado com bancos em couro ou tecidos finos (preto, cinza ou pastel), volante e painel com detalhes em madeiras nobres certificadas , rádio AM / FM, CD player / MP3, etc.

Principais concorrentes[editar | editar código-fonte]