Voo Continental Airlines 3407

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Voo Continental Airlines 3407
Bombardier Q400 Aeronave Similar a Acidentada.
Sumário
Data 12 de fevereiro de 2009
Causa Mnobras incorretas, fadiga e distração.
Local Estados Unidos Clarence Center, NY, Estados Unidos
Origem Aeroporto Internacional de Newark, Newark, NJ
Destino Aeroporto Internacional de Buffalo Niagara, Buffalo, NY
Passageiros 44
Tripulantes 4 + 1 piloto de folga
Mortos 50 (1 em terra)
Feridos 4 (em terra)
Sobreviventes 0
Aeronave
Modelo De Havilland Canada Dash 8
Operador Estados Unidos Colgan Air
Prefixo N200WQ

O voo Continental Airlines 3407 foi um voo em código compartilhado operado pela companhia aérea regional Colgan Air, que fazia o trajeto de Newark, em Nova Jérsei, para Buffalo, no estado de Nova Iorque, e caiu em uma área residencial de Clarence Center, no subúrbio de Buffalo. O acidente ocorreu por volta das 22h20 (horário local) de 12 de fevereiro de 2009, matando os 49 ocupantes e uma pessoa que estava em solo.

Motivos do acidente[editar | editar código-fonte]

Um dispositivo, o stick shaker, estava acionado, a tripulação sofria de fadiga e estava distraída conversando sobre assuntos que não tinha a ver com o que estava ocorrendo no voo. O stick shaker alerta os pilotos de voarem mais rápido pois quando gelo se acumula na asa causa maior arrasto para evitar de fazer o avião estolar. O piloto interpretou o aviso errado e em vez de fazer um manobra para ganhar velocidade (empurrar o manche para frente com potência no máximo) ele puxou o manche, perdendo velocidade e fazendo o avião estolar. A co-piloto tentando ajudar o piloto recolheu os flaps perdendo sustentação em uma ocasião que se necessitava muito deles. No momento da queda, havia neve e chuva na região, condições meteorológicas normais para a época do ano.

A queda[editar | editar código-fonte]

Foi informado que o avião transportava 44 passageiros e quatro tripulantes e caiu sobre uma casa. As autoridades locais confirmaram a morte de uma pessoa que estava dentro da casa atingida, totalizando 49 mortos até agora. Duas pessoas que aparentemente moravam na casa atingida foram hospitalizadas, mas não estão com a vida em risco.

Fonte[editar | editar código-fonte]